Exercícios cardiovasculares para deixar o coração saudável

14/11/2017 | | publicado por

Exercícios cardiovasculares para deixar o coração saudável

Os exercícios cardiovasculares são importantes para garantir que o coração se mantenha sempre saudável. Movimentar o corpo regularmente estimula o coração a trabalhar com mais eficiência e sem ter que fazer tanto esforço.

Além disso, o sangue flui melhor e as artérias e os vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Todos estes fatores contribuem para a  prevenção de doenças cardiovasculares, como o infarto, o colesterol alto, o derrame e a hipertensão.

Benefícios dos exercícios cardiovasculares

Um indivíduo que não pratica exercícios tem uma média de 80 a 100 batimentos cardíacos por minuto. Já uma pessoa que se exercita regularmente mantém uma média de 60 a 70 batimentos por minuto. A diferença pode parecer pouca, mas essa melhora na eficiência cardíaca diminui em 40% o risco de complicações cardiovasculares.

Um bom exercício se caracteriza por favorecer o sistema cardiovascular e por elevar a frequência cardíaca.

Tempo e frequência dos exercícios cardiovasculares

Não é necessário se exercitar todos os dias e durante horas para manter a saúde do coração. Trinta minutos de caminhada em dias alternados, por exemplo, pode reduzir o risco de diversas doenças cardíacas.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard (EUA), praticar em torno de duas horas e meia de exercícios por semana diminui o risco de doenças cardíacas em 14%. Essa porcentagem aumenta de acordo com a quantidade de exercícios praticados. Mas é preciso manter uma regularidade para que os benefícios apareçam e se mantenham.

Alguns tipos de exercícios cardiovasculares

Veja, abaixo, alguns tipos de exercícios cardiovasculares indicados para deixar o coração mais saudável:

Pular corda

Este exercício é ótimo para o sistema cardiovascular e não requer habilidades especiais. Ele pode ser realizado em casa e possui diversas variações, para que a atividade não se torne repetitiva.

Correr no mesmo lugar

Movimentar-se em posição de corrida sem sair do lugar é uma forma simples de trabalhar a frequência cardíaca. É, também, uma boa maneira para se aquecer para um exercício mais intenso.

Exercícios ao ar livre

Brincar, andar de bicicleta, correr e jogar bola são ótimos exercícios ao ar livre que permitem elevar os batimentos cardíacos de forma saudável. Além disso, estas atividades possuem variações intermináveis, podendo ser alternadas e bem exploradas.

A caminhada, por exemplo, regula a frequência cardíaca e promove a manutenção do peso corporal, outro ponto extremamente importante para a saúde do coração.

Dançar

Esta atividade pode ser realizada todos os dias e não exige nada específico, apenas uma música preferida. Além de estar praticando um exercício excelente para o coração, dançar libera hormônios do prazer que auxiliam no equilíbrio mental.

Importante! Antes de se praticar qualquer exercício, é necessário consultar um médico cardiologista para realizar exames de condicionamento físico, a fim de verificar se o coração está pronto para suportar determinada carga de trabalho.

O acompanhamento médico prévio precisa ocorrer principalmente em casos de pessoas que nunca praticaram atividades físicas. Isso pode fazer toda a diferença, pois escolher um exercício impróprio poderá piorar a saúde do coração.