Infográfico: Exercícios que fazem bem ao coração

27/03/2018 | | publicado por

Infográfico: Exercícios que fazem bem ao coração

Praticar exercícios físicos é uma forma excelente de cuidar da saúde e, principalmente, fortalecer o coração. Movimentar o corpo faz com que o músculo trabalhe com mais eficiência e sem ter que fazer tanto esforço. A circulação sanguínea também melhora e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Todos esses fatores previnem o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão.

 

Um exemplo da melhora na eficiência cardíaca, ao se praticar exercícios físicos, é a comparação do número de batimentos por minuto entre uma pessoa sedentária e uma pessoa ativa. Enquanto a primeira tem um ritmo cardíaco que varia de 80 a 100 batimentos por minuto, a segunda está entre 60 e 70 batimentos a cada minuto. Um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Maastrich (Holanda) e da Carolina do Norte, em Chapel Hill (EUA), afirma que essa melhora na eficiência do músculo diminui pela metade o risco de doenças cardiovasculares.

 

Para favorecer o sistema cardiovascular, os exercícios precisam elevar a frequência cardíaca. Neste infográfico, abordaremos os esportes que fazem esse papel e beneficiam o coração, músculo vital para as nossas vidas.