A importância da atividade física para a saúde do coração

Por: - Médico Cardiologista - CRM/SC 4101 RQE 1132
Publicado em 10/05/2017 - Atualizado 03/12/2021

A importância da atividade física para a saúde do coração

Muitas pessoas que desejam evitar ou minimizar as doenças cardiovasculares precisam estar cientes sobre a importância da atividade física para a saúde do coração. Realizar exercícios realmente tem grandes efeitos para o organismo, auxiliando na prevenção e controle de diversas condições.

Apesar da sua relevância para a saúde, a prática de atividades não faz parte da rotina de muitos brasileiros. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 40,3% da nossa população é considerada sedentária.

Esse número é ainda maior entre as mulheres, sendo que 47,5% delas são pouco ativas. Já nos homens, esse número vai para 32,1%. Outro dado interessante da PNS é relativo ao sedentarismo na terceira idade. Quase 60% das pessoas com mais de 60 anos não fazem exercícios físicos como deveriam. Não é a toa que mulheres têm maior risco de desenvolver problemas cardiovasculares.

Os dados acima reforçam como ainda é necessário falar sobre a importância da atividade física para a saúde do coração. Continue lendo e saiba mais sobre esse tema.

Qual a importância da atividade física para a saúde do coração?

Nos últimos anos, as doenças cardiovasculares têm aumentado consideravelmente. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) estima que 30% de todas as mortes no Brasil ocorrem por causa dessas condições e o quadro ficará ainda mais grave. Ainda de acordo com a SBC, até 2040 haverá um aumento de até 250% nos eventos cardiovasculares, como infartos e acidente vascular cerebral.

Apesar desse aumento, as pessoas ainda não sabem sobre a real importância da atividade física para a saúde do coração, um hábito que pode reduzir os números previstos pela SBC e evitar diversos óbitos.

A prática regular de exercícios físicos traz diversos benefícios para o corpo. Conforme a Organização Mundial da Saúde, até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população de todo o mundo fosse mais fisicamente ativa.

Confira quais são os principais benefícios da atividade física:

  • diminuição nas chances de desenvolver doenças, como infarto, AVC e câncer;

  • controle do peso;

  • redução da pressão arterial e da glicose no sangue e

  • aumento do colesterol bom (HDL) no organismo.

Além das vantagens para o corpo, também há para a mente. Os exercícios físicos reduzem o estresse e a ansiedade, deixando as pessoas mais felizes.

Como começar a fazer atividade física?

Agora que você já sabe a importância da atividade física para a saúde do coração, deve estar se perguntando como dar o primeiro passo para ter todos os benefícios. A verdade é que não existe apenas uma forma de fazer isso.

Você deve encontrar algum exercício que goste. Os mais comuns são:

  • esportes coletivos, como futebol, basquete e vôlei;

  • lutas, como jiu-jitsu, judô e boxe;

  • musculação;

  • corrida;

  • ciclismo;

  • yoga;

  • dança e

  • pilates.

O ideal é iniciar com calma, respeitando o limite do seu corpo. Caso você comece na intensidade mais alta, sentirá muitas dores e desconfortos, o que irá desestimular a continuação do exercício.

É essencial, ainda, que a prática seja acompanhada por um profissional especializado. Assim, é possível evitar dores e lesões. Por isso, sempre procure por uma academia ou um centro de saúde de confiança.

Converse com um cardiologista sobre a importância da atividade física

Antes de iniciar qualquer exercício físico, é indispensável realizar uma consulta com um cardiologista para avaliar a sua saúde. A partir de um exame, geralmente o eletrocardiograma, e de procedimentos para analisar a capacidade cardiorrespiratória, o médico consegue determinar a intensidade que o corpo consegue suportar.

Além disso, por meio dessa avaliação, pode-se diagnosticar problemas no coração ou nos vasos sanguíneos, que podem causar a morte súbita durante a realização de atividades de alta intensidade.

Dessa forma, essa consulta deve ser feita por todos, inclusive por pacientes jovens. Ela é ainda mais importante para aqueles que apresentam algum fator de risco, como:

  • diabetes;

  • hipertensão;

  • colesterol alto e

  • sobrepeso.

Converse com os seus amigos e familiares sobre a importância da atividade física para a saúde do coração e incentive-os a ter uma vida mais saudável com você. Crie uma rotina com exercícios e veja o bem que fará para o seu corpo e mente.

Se você gostou do conteúdo e deseja ver mais informações para cuidar do seu coração, nos siga no Facebook e no Instagram.

Material escrito por:
Médico Cardiologista - CRM/SC 4101 RQE 1132

Diretor técnico da Unicardio, o Dr. Harry Correa Filho é formado em medicina pela UFSC e especialista em cardiologia pelo Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, onde já foi diretor. É professor de cardiologia na Unisul e Pesquisador de estudos clínicos, como EMERAS, ISIS 4, PARAGON, PLATO e TRILOGY.

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.


    Notice: Undefined variable: tag_arr in /home/storage/e/c7/86/clinicaunicardio/public_html/wp-content/themes/unicardio/inc/simple_template_functions.php on line 271
    Guia do coração: cuidado e prevenção

    Material Educativo

    Guia do coração: cuidado e prevenção

    Baixar