O que fazer nas férias para cuidar da saúde

21/12/2017 | | publicado por

O que fazer nas férias para cuidar da saúde

Os dias de folga estão aí para serem bem aproveitados. O difícil, às vezes, é saber o que fazer nas férias. Uma coisa é certa: não dá para descuidar da saúde!

Algumas pessoas têm o hábito de sair da rotina quando não há compromisso com o trabalho. Para elas, férias também significa não precisar se comprometer com nada, nem com o horário para dormir, para as refeições e para a atividade física.

Sabemos que acordar sem o despertador tocando, comer quando há fome, almoçar um hambúrguer, ao invés de salada, e ir ao cinema, apesar da mensalidade da academia estar sendo paga, é bem mais atrativo, principalmente quando se está de férias.

O problema de sair tanto da rotina é que após os 10, 15, 20 ou 30 dias de vida descompromissada, o organismo sente a diferença, por não estar acostumado à mudança de hábitos.

Isso não quer dizer que você deve continuar acordando no mesmo horário em que habitualmente desperta para ir trabalhar ou deixar de fazer as coisas que gosta para não sair da linha. Você pode e deve aproveitar esses dias sem muito compromisso. Descansar também é uma forma de cuidar da saúde. E há muito o que fazer nas férias para manter a saúde em dia, sem abrir mão de curtir a folga.

O que fazer nas férias para se cuidar e aproveitar

Realizar exames de rotina

Ir ao médico não é uma coisa que as pessoas costumam fazer quando estão de férias. Talvez seja porque entendem isso como um compromisso a ser marcado para outro período do ano. Mas, talvez, seja bom repensar e agendar o check-up em um dos dias de folga, por algumas razões:

  1. o período de férias é quando você consegue ir ao médico sem pressa, sem se preocupar em ter de ir correndo para a consulta e voltar rápido para o trabalho;
  2. é quando você tem tempo para realizar os exames necessários. Muitas clínicas dispõe dos exames no mesmo local do consultório do médico e, às vezes, já ao sair da consulta, é possível realizar os exames. Quando você está trabalhando, a tendência é deixar os exames para depois e, dificilmente, eles são feitos como deveriam;
  3. como a maior parte das pessoas têm o mesmo pensamento, de não ir ao médico nas férias, e há muitas outras viajando nesse período, há menos pacientes aguardando atendimento, o que torna a ida ao médico mais tranquila.

Orientação nutricional

Você cuida da sua alimentação durante o ano? Ótimo! Aproveite as férias para reforçar a atenção que você dá para a sua dieta. Mesmo que você já faça um acompanhamento com um nutricionista, as férias podem ser um bom período para fazer uma consulta de retorno, pelas mesmas razões que enumeramos acima.

Agora, caso você se cuide somente com o conhecimento geral, de que é preciso comer salada, frutas, proteínas e outros alimentos de forma equilibrada, usar um dia de folga para buscar a orientação nutricional correta pode lhe fazer muito bem!

Atualização do cartão de vacinas

Isso é algo com que os adultos costumam ser muito desatentos: a manutenção das vacinas em dia. Enquanto são os pais que fazem esse controle, a possibilidade de as vacinas serem feitas no período certo é maior. Mas, quando essa responsabilidade deixa de ser deles, o controle da vacinação, geralmente, falha.

O que fazer nas férias para colocar isso também em dia é simples: ir até um posto de saúde, com a carteira de vacinação desatualizada, para quitar essa falta. Assim, você se manterá protegido e poderá aproveitar a vida sem ter de se preocupar com isso.

Guia do coração: cuidado e prevenção

Material Educativo

Guia do coração: cuidado e prevenção

Baixar