Para que serve o exame MAPA?

04/06/2018 | | publicado por

Para que serve o exame MAPA?

O exame MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) é responsável por medir automaticamente a pressão arterial. Durante o período de 24 horas, a cada 20 minutos (no período diurno) e a cada 30 minutos (no período noturno), as medidas da pressão arterial são marcadas em um dispositivo.

Os dados são armazenados e analisados conforme um mapeamento gráfico das medidas registradas no período de um dia. O exame estabelece uma média entre o período em que o paciente está dormindo e o momento em que está acordado e ativo.

É necessário, também, que o paciente anote todas as informações em um “diário de atividades”, relatando horário que acordou, deitou-se para dormir, o horário das refeições, atividades do dia e os sintomas que possam ter surgido.

Quando é indicado realizar o exame MAPA

O exame MAPA será solicitado pelo cardiologista nos casos de:

  • suspeita de hipertensão arterial do avental branco: quando a pressão arterial está elevada apenas no consultório;

  • suspeita de normotensão do avental branco: quando a pressão arterial está normal no consultório e elevada fora dele;

  • avaliação do tratamento anti-hipertensivo;

  • avaliação de sintomas de pressão arterial baixa (hipotensão).

Contraindicações para a realização do exame

Não há muitas restrições para a realização do exame MAPA. No entanto, as poucas contraindicações são para pacientes com distúrbios de movimento, como a doença de Parkinson, pois não conseguem deixar os braços parados durante o procedimento.

O exame MAPA também não é indicado em casos de pacientes com o braço em forma de cone, situação onde a braçadeira não se adapta bem ao membro. Indivíduos com quadro de arritmia cardíaca, como a fibrilação atrial, também não conseguem ter a pressão registrada pelo dispositivo.

Preparando-se para fazer o exame MAPA

Para realizar o exame MAPA, certifique-se de:

  • tomar banho antes do exame, pois será necessário passar 24 horas sem poder banhar-se;
  • apresentar ao cardiologista uma lista de todos os medicamentos em uso do momento, com suas respectivas doses e horários;
  • ter atenção às recomendações do médico sobre as medicações de uso contínuo e a prática de exercícios físicos no dia anterior ao exame.

É possível trabalhar durante o dia do exame?

Não há problema em trabalhar durante a realização do exame. A única recomendação é não entrar em contato com a água, durante o período. Além disso, no momento em que houver a sinalização do BIP para marcação da pressão, a atividade que estiver sendo feita deverá ser cessada. O braço deverá ficar apoiado sobre uma superfície nesse momento, para que se alinhe à altura do coração. Após a medição, o aviso será dado para a volta das atividades.

Completando o período de 24 horas utilizando o aparelho, o paciente retorna à Clínica de Cardiologia para retirar o equipamento. Os registros serão computadorizados e avaliados pelo cardiologista responsável pela solicitação do exame e o respectivo quadro em questão.

Ficou alguma dúvida sobre o exame MAPA? Entre em contato com a equipe Unicardio. Faça, também, o download gratuito do e-book “Guia do coração” e esteja por dentro dos cuidados da saúde cardiológica.