Check-up cardiológico: quando iniciar

Por: - Médico Cardiologista - CRM/SC 4101 RQE 1132
Publicado em 31/05/2017

Check-up cardiológico: quando iniciar

O check-up cardiológico é uma consulta que deve ser realizada com frequência para verificar como está a saúde do coração, identificando se há alguma anomalia nele ou nos vasos sanguíneos.

Apesar de ser extremamente importante, muitas pessoas não têm esse hábito e visitam o médico apenas quando se sentem mal e desconfiam de alguma doença.

Esperar até isso ocorrer, aumenta consideravelmente o risco de ser diagnosticado com uma doença ou de sofrer um evento cardiovascular, como infarto ou AVC.

Continue lendo nosso artigo para saber mais sobre o assunto, entender a sua real importância e ver como essa consulta é realizada.

Qual a importância do check-up cardiológico?

As doenças cardiovasculares são um grande problema em todo o mundo. Segundo o Ministério da Saúde, elas causam mais de 18,6 milhões de óbitos por ano. Aqui no Brasil, há cerca de 14 milhões de pessoas com alguma condição que afeta o coração e ocorrem, pelo menos, 400 mil mortes anualmente por causa dessas enfermidades. Isso representa 30% de todas as perdas de vida no país.

Apesar de existirem diversas questões que influenciam no desenvolvimento das condições do órgão, há muitos fatores de riscos que podem ser avaliados em um check-up cardiológico, como:

  • colesterol alto;
  • diabetes;
  • obesidade;
  • circunferência abdominal elevada;
  • alcoolismo;
  • tabagismo e
  • estresse.

De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos óbitos causados por doenças cardiovasculares poderiam ser evitados pelo controle dos fatores de risco, ou seja, que podem ser prevenidos com uma simples mudança nos hábitos de vida.

Dessa forma, a importância do check-up do coração e da realização de exames de rotina está em mapear esses pontos de risco e possibilitar o diagnóstico precoce de qualquer doença, o que aumenta as chances de haver um tratamento efetivo ou uma cura completa.

Quando é preciso fazer o check-up cardiológico?

Não existe apenas uma resposta para essa pergunta. O check-up cardiológico deve ser feito por todos, de preferência ainda cedo, para desenvolver o hábito de ir ao especialista periodicamente e acompanhar o estado geral de saúde.

O recomendado é que as consultas iniciem na adolescência ou ainda na infância, uma vez que os fatores de risco estão cada vez mais comuns nessa faixa etária – com a obesidade infantil. Nesses casos, os exames de rotina do coração podem ser realizados mais espaçadamente, dependendo da orientação médica.

Já o check-up cardiológico anual deve ser feito por dois grupos:

  • Quando há fatores de risco: se há histórico familiar de obesidade, hipertensão, colesterol alto, diabetes e outras condições, deve-se fazer exames a partir dos 20 anos de idade.

  • Quando não há fatores de risco: os homens devem realizar consultas anuais a partir dos 45 anos e as mulheres a partir da menopausa.

Mas atenção! Em caso de haver alguma variação no estado geral de saúde, como o aparecimento de sintomas, no período entre uma consulta e outra, o cardiologista deve ser procurado imediatamente para verificar se não há um problema e identificar a causa dos incômodos. Nunca espere até o próximo ano para checar o que está acontecendo.

Muitas doenças são assintomáticas e só se manifestam quando o organismo já está bastante prejudicado. Por isso, adiante o seu check-up do coração ao sentir:

  • palpitação;
  • falta de ar;
  • cansaço extremo ou
  • dores do peito.

Também é essencial fazer uma avaliação cardiológica antes de iniciar a prática de qualquer atividade física, independentemente da idade. Ser orientado corretamente quanto à realização de um exercício físico torna a prática mais segura para a saúde.

Como é feito o check-up do coração?

Como já falado, o check-up do coração tem como principal objetivo fazer uma avaliação completa sobre a saúde. O médico, mesmo que seja um que acompanhe o seu caso por anos, fará diversas perguntas, como:

  • se há sintomas durante a rotina;
  • quais são os hábitos de vida;
  • se no passado houve algum diagnóstico de uma doença e
  • histórico familiar.

Além da avaliação clínica, ele também pode realizar exames do coração para controlar os fatores de risco e verificar a existência de alguma doença. Com o diagnóstico precoce, torna-se mais fácil controlar a condição.

A hipertensão arterial, por exemplo, é uma das condições que pode ser controlada quando descoberta no início. A doença é um dos principais fatores de risco relacionados ao surgimento de problemas cardiovasculares que podem ser evitados, desde que se adotem os cuidados corretos.

Saiba mais sobre os exames preventivos do coração e veja quais são os mais indicados durante o check-up cardiológico:

Pressão arterial

Um dos exames de rotina do coração é a aferição da pressão arterial, o que é feito com um aparelho colocado no braço e que se enche de ar temporariamente. O procedimento é muito rápido e o resultado sai na hora.

Hemograma

O exame de sangue também faz parte do check-up cardiológico. Ele é utilizado, especialmente, para verificar os níveis de colesterol e glicemia.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um exame que avalia as atividades elétricas do coração e consegue identificar se há algum problema na emissão ou na propagação desses sinais, que fazem o órgão funcionar. Assim, é possível identificar arritmias.

Teste ergométrico

Muito recomendado para pacientes que desejam fazer a análise física para começar a prática de exercícios físicos. Esse exame cardiológico analisa a reação do coração em situações de estresse, mais especificamente ao fazer esforço.

Ecocardiograma

Permite a visualização do músculo, das valvas e do fluxo de sangue no interior das cavidades do coração. Por meio ecocardiograma, torna-se possível identificar diversos problemas, tanto nos batimentos quanto no fluxo sanguíneo.

Ultrassonografia

A ultrassonografia é um exame de rotina do coração rápido e simples. Ele é similar ao realizado em grávidas, mas, ao invés de avaliar o abdome, é feito na área do peito. Por meio dele, o especialista visualiza as estruturas cardiovasculares em funcionamento.

Vale ressaltar que esses são apenas alguns dos procedimentos que podem ser realizados durante ou após o check-up cardiológico. Apenas o médico poderá definir qual é realmente o mais indicado para cada caso.

Se você mora em Florianópolis e deseja fazer o check-up do coração, conte com a Unicardio. Entre em contato para agendar um horário com nossos cardiologistas e realizar a consulta e os exames no mesmo local, sem precisar se locomover e agendar retorno!

Material escrito por:
Médico Cardiologista - CRM/SC 4101 RQE 1132

Diretor técnico da Unicardio, o Dr. Harry Correa Filho é formado em medicina pela UFSC e especialista em cardiologia pelo Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, onde já foi diretor. É professor de cardiologia na Unisul e Pesquisador de estudos clínicos, como EMERAS, ISIS 4, PARAGON, PLATO e TRILOGY.

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.