A importância da avaliação cardiológica antes de iniciar uma atividade física

Por: - Médico Cardiologista - CRM/SC 4101 RQE 1132
Publicado em 08/06/2017

A importância da avaliação cardiológica antes de iniciar uma atividade física

Os exercícios físicos fazem bem para o corpo e para a mente. Todavia, antes de calçar os tênis para começar, é preciso realizar uma avaliação cardiológica. Caso você esteja se perguntando se isso é realmente necessário, atenção para a resposta: sim, é muito importante!

Afinal, o coração é um dos órgãos que mais trabalha quando nos exercitamos. Lembre-se que, em algumas situações, um simples esforço já deixa os batimentos cardíacos mais acelerados.

Portanto, verificar se está tudo certo com o sistema cardiovascular é uma ótima medida de prevenção contra possíveis problemas durante as atividades e até mesmo nos momentos de repouso.

Quer saber mais? Reunimos as principais explicações sobre a avaliação cardiológica neste texto!

Como é feita a avaliação cardiológica?

Primeiro, o que você precisa saber é que a avaliação cardiológica nada mais é do que uma consulta de rotina com, talvez, alguns elementos a mais. Nela, o médico cardiologista irá observar seu condicionamento físico, simulando as situações às quais o corpo será submetido quando você realizar um exercício.

É dessa forma que o especialista consegue observar se existe alguma limitação, para, então, sugerir o tipo de esporte mais adequado em seu caso. Além disso, há ainda a possibilidade do cardiologista solicitar a realização de alguns exames que o ajudem a certificar-se a respeito da carga e da frequência de esforço que seu organismo suporta.

O passo a passo da avaliação cardiológica

Chegou o momento de saber o que irá acontecer em cada etapa da avaliação cardiológica. Confira.

Prepare-se para responder várias perguntas

Questionar sobre seus hábitos alimentares e a prática anterior de atividades físicas é uma das primeiras coisas que o médico cardiologista faz, principalmente em seu encontro inicial. Fazer perguntas é o recurso que o especialista possui para conhecer seu histórico de saúde familiar, suas condições atuais e que resultados você pretende alcançar com a prática de exercícios físicos.

Tirar medidas

Na avaliação, o cardiologista também observa as medidas corporais, como a circunferência abdominal, a estatura, o peso, a quantidade de massa magra e o percentual de gordura. Os dados coletados são registrados em seu prontuário para serem comparados com os que serão levantados no decorrer do acompanhamento.

Aplicação de testes na avaliação cardiológica

Os testes de flexibilidade, força, resistência muscular e cardiorrespiratória, além da verificação da capacidade de equilíbrio, também são aplicados à pessoa que deseja começar a praticar uma atividade física. Por meio deles, o médico tem uma noção dos limites do indivíduo, o que contribui para a elaboração de um plano de exercícios individualizado.

No entanto, é possível que esse plano mude, caso você adquira mais resistência no decorrer da prática esportiva. Esses aspectos são reavaliados nas consultas de acompanhamento, que também devem ser feitas periodicamente para checar se tudo está correndo bem e nada está afetando a sua saúde.

Os 3 principais exames da avaliação cardiológica

Prepare-se também para realizar alguns exames que são os responsáveis por verificar de forma mais aprofundada como está o funcionamento do sistema cardiovascular. Os três principais, solicitados durante a avaliação cardiológica, são os seguintes:

Eletrocardiograma

É um exame cardíaco bastante conhecido. Nele, é possível verificar como estão os batimentos do coração e se há alguma irregularidade, o que é sinal de arritmia.

O eletrocardiograma também é o responsável por identificar as causas de tonturas, desmaios, dores no peito, falta de ar e outros incômodos, que podem representar condições de saúde que merecem atenção especial.

Teste ergométrico

Você deve conhecer esse exame como “teste da esteira”. O motivo é que o paciente precisa caminhar e correr em uma esteira (como as de academia), a fim de que o médico verifique como o coração se comporta em momentos de esforço.

Com eletrodos fixados no tórax e um equipamento preso no braço, o profissional analisa, principalmente, os batimentos cardíacos e a pressão arterial durante o exercício.

Ecocardiograma

Nada melhor do que ver o coração para analisar se está tudo bem com ele. Essa é a função do ecocardiograma, que é uma espécie de ultrassom do órgão.

O procedimento também consegue verificar a presença de diversas enfermidades, como arritmias, obstruções nas veias e artérias, insuficiência cardíaca, pericardite (inflamação na membrana do coração) e miocardite (inflamação no tecido muscular).

Esses três exames podem ser realizados aqui, na Unicardio de Florianópolis. Acesse o nosso site para saber mais.

Qual é a quantidade de exercícios adequada?

Você já se perguntou sobre a quantidade de exercícios que precisa fazer? Então, saiba que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade moderada por semana. Isso é como 42 minutos por dia.

Outra opção é de 75 a 150 minutos semanais para esportes mais vigorosos. Contudo, sempre converse com o seu médico para entender o que ele orienta para a sua condição de saúde.

Ficou com mais alguma dúvida sobre a avaliação cardiológica?

É normal ter muitas dúvidas sobre a avaliação cardiológica. Afinal, trata-se de um cuidado necessário para promover o bem-estar e a saúde durante as práticas de exercícios físicos.

Por isso, a nossa equipe de especialistas está à disposição para ajudar e responder às suas perguntas. Entre em contato e vamos conversar!

Material escrito por:
Médico Cardiologista - CRM/SC 4101 RQE 1132

Diretor técnico da Unicardio, o Dr. Harry Correa Filho é formado em medicina pela UFSC e especialista em cardiologia pelo Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, onde já foi diretor. É professor de cardiologia na Unisul e Pesquisador de estudos clínicos, como EMERAS, ISIS 4, PARAGON, PLATO e TRILOGY.

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.