Cirurgião vascular em Florianópolis

Preocupada com a saúde cardíaca dos catarinenses, agora a Unicardio conta com médico cirurgião vascular em Florianópolis. Por isso, hoje explicamos como esse profissional ajuda a cuidar da saúde cardiovascular junto com especialistas em cardiologia.

Acompanhe a leitura e entenda como esse profissional pode cuidar da sua saúde.

Cirurgia vascular

A cirurgia vascular é a especialidade médica que atua na prevenção e no tratamento clínico e cirúrgico das doenças que acometem a circulação venosa, arterial e linfática

Por mais que esta especialidade se ocupe de doenças de caráter circulatório, ela não cuida de doenças do coração, ainda que elas estejam relacionadas. Por isso, a atuação conjunta entre o médico cardiologista e o cirurgião vascular é essencial para uma saúde completa.

A atuação do cirurgião vascular é orientada para as condições que acometem os vasos sanguíneos (veias e artérias) e os vasos linfáticos. Já as doenças que acometem os músculos do coração estão sob atenção da cardiologia.

Cirurgião Vascular 

Além de atuar na cirurgia, o cirurgião vascular também atua no tratamento preventivo, ou seja, no tratamento clínico de doenças vasculares que não exigem cirurgia. Quando se constata alguma patologia, se for possível, o tratamento é feito através de medicamentos e mudança de hábitos de vida do paciente. 

A cirurgia vascular só é necessária se o tratamento clínico não alcança o resultado esperado e evolui para um quadro que coloca o paciente em risco, ou se a doença se encontra em um estágio que exige tratamento cirúrgico.

Esses procedimentos realizados pelo cirurgião vascular costumam ser minimamente invasivos e, muitas vezes, podem ser realizados através de cirurgia endovascular. A diferença entre esses procedimentos está na forma como é realizado o acesso aos vasos que necessitam de intervenção, que pode ser minimamente invasivo (endovascular) ou via aberta (método tradicional).

Doenças tratadas

Com a atuação de um cirurgião vascular, o paciente tem um olhar especializado para condições que podem ser identificadas pelo cardiologista, clínico médico e, até mesmo, o endocrinologista.

Dentre as doenças que podem ser acompanhadas pelo cirurgião vascular estão:

  • claudicação intermitente (dor nas pernas ao caminhar);
  • úlceras isquêmicas e venosas;
  • aneurismas arteriais;
  • tromboflebites e trombose venosa profunda;
  • varizes e vasculites;
  • trauma vascular;
  • pé diabético;
  • aterosclerose;
  • obstrução arterial aguda;
  • arterites e vasculites;
  • insuficiência vascular cerebral;
  • linfangites e linfedema;
  • celulite (não é a celulite popularmente conhecida), entre outras.

Algumas dessas doenças têm alta taxa de mortalidade no mundo e não podem ser ignoradas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a insuficiência vascular cerebral, que causa o Acidente Vascular Cerebral (AVC), é a terceira doença que mais tira vidas no mundo e a segunda causa de óbitos entre as doenças cardiovasculares.

Já no Brasil, o Ministério da Saúde aponta que a aterosclerose é a principal causa de doenças cardiovasculares. Essa é uma doença que se desenvolve lento e progressivamente através do depósito de gordura, cálcio e outros elementos nas paredes das artérias. Com isso, ela causa um déficit sanguíneo nos tecidos que essas artérias irrigam e os primeiros sintomas só são sentidos quando há uma redução do calibre das artérias.

Por isso, algumas doenças só são identificadas quando já estão em um processo avançado e devem receber o tratamento adequado o mais rápido possível. Mas existem alguns sintomas que podem ser percebidos e merecem atenção. São eles:

  • dores intensas nas pernas;
  • veias tortuosas (visíveis e com coloração vinho, verde ou azul);
  • erupções na pele;
  • cansaço sem motivo aparente;
  • câimbras;
  • insensibilidade em regiões da perna;
  • pernas e pés frios e
  • formigamentos constantes.

É por isso que o cardiologista e o cirurgião vascular, trabalham lado a lado para contribuir com a prevenção e melhora na qualidade de vida de maneira integral 

Cirurgião Vascular na Unicardio

Se você perceber algum dos sintomas descritos acima, busque orientação profissional. Apenas um profissional especializado pode diagnosticar e oferecer o tratamento mais adequado para cada caso.

Preocupada com a saúde de nossos pacientes, agora contamos com um cirurgião vascular para atuar em nosso corpo clínico.

O Dr. Marcelo Borges de Abreu é graduado em Medicina pela PUC-RS e tem residências médicas em Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e Cirurgia Endovascular. Além disso, ele possui título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

Com essa especialidade, agora, os pacientes da Unicardio Florianópolis passam a ter uma maior atenção em sua saúde cardiovascular.

ORIENTAÇÕES PARA CONSULTA COM CIRURGIÃO VASCULAR NA UNICARDIO ♥

PROCEDIMENTO: Opte por vestimenta confortável, dividida em duas peças, como: calça e blusa.

ATENDIMENTO: No dia, chegue com 20 minutos de antecedência ao horário agendado. Essa antecipação é importante para a manutenção do seu atendimento, evitando cancelamentos.

Lembre-se de trazer os seus documentos de identificação e as solicitações médicas.

IMPORTANTE: Faça parte da prevenção contra Covid-19! Venha desacompanhado, salvo casos de incapacidade. Use máscara de proteção ao sair de casa, higienize as mãos ao chegar e mantenha distanciamento social.

Na ocorrência de infecção por coronavírus, ou de sintomas como febre, tosse, coriza, falta de ar e cansaço, comunique nossa equipe e remarque seu atendimento.

@unicardioflorianopolis a gente cuida de você, de coração!

Aqui, você também pode agendar sua consulta e ver resultados de exames de forma online.

AGENDAR