Endocrinologista em Florianópolis

Está procurando por um endocrinologista em Florianópolis, mas ainda tem dúvidas sobre a atuação desse médico? A endocrinologia é a área da medicina responsável por analisar o funcionamento das glândulas, órgãos que produzem e liberam os hormônios para garantir o funcionamento do corpo.

Ao ter algum problema nessas glândulas, há uma desregulação que afeta a saúde como um todo, podendo agravar ou possibilitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares que apresentam um risco real para a sua vida.

Se você quer saber mais sobre o papel do endocrinologista, continue lendo e aprenda mais sobre essa área da medicina, assim como as principais doenças que ele trata.

O que é a endocrinologia?

A endocrinologia é a área da medicina responsável por estudar, diagnosticar e tratar todos os distúrbios metabólicos e hormonais do corpo humano. Esses problemas podem ocorrer em diferentes etapas da vida e são esperados em algumas idades, como é o caso da andropausa e da menopausa, por exemplo.

Para isso, o médico cuida do funcionamento das glândulas do corpo que são os órgãos que fazem a liberação dos hormônios na corrente sanguínea. Caso você não saiba, essas substâncias fazem o controle de todas as atividades que o nosso corpo realiza, desde o sono até a sua manutenção.

É comum, quando falamos de hormônios, as pessoas pensarem logo nos que são sexuais, como a testosterona e a progesterona, mas o endocrinologista cuida de todos os processos que o corpo realiza, desde a geração de energia até a hora do descanso.

Quando uma das glândulas não funciona normalmente, todo o sistema começa a ter problemas, fazendo o corpo apresentar sinais disso, como o ganho ou perda de peso, o nascimento excessivo de pelos ou a perda de cabelos, por exemplo.

Quais são as doenças tratadas pelo endocrinologista?

Como já falado, o endocrinologista é o médico responsável por garantir o bom funcionamento de todas as glândulas e os hormônios produzidos por ela. Por isso, sua atuação é muito ampla.

Mas, existem algumas doenças e sintomas que são mais comuns do que outros e são causas recorrentes das pessoas procurarem por essa especialização. Alguns exemplos são:

  • mudança nos hormônios sexuais pela idade, causando a menopausa e andropausa;

  • aumento no colesterol e triglicerídeos;

  • distúrbios da puberdade;

  • problemas no crescimento infantil;

  • patologias na glândula supra-renal ou na hipófise;

  • excesso de pelos ou queda brusca de cabelos;

  • doenças que afetam a tireoide, como o hipotireodismo ou o hipertireoidismo;

  • descontrole do diabetes; e

  • obesidade.

Por meio de exames físicos e laboratoriais, o endocrinologista identifica anormalidades e traça o tratamento mais adequado para cada caso que pode, ou não, envolver a reposição hormonal, mudanças de hábitos ou ainda medicação pontual ou contínua.

Além de todas as doenças levantadas acima, esse médico ainda pode atuar auxiliando na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, trabalhando de maneira conjunta com o cardiologista para proporcionar diagnósticos e tratamentos completos, caso sejam necessários, e promover mais qualidade de vida para os pacientes.

Como o endocrinologista está ligado com a saúde do coração?

Como já falado, quando uma glândula não funciona como deveria, a saúde de todo o corpo é afetada, inclusive a do coração. Os hormônios testosterona e o estrogênio, por exemplo, contam com funções essenciais, protegendo o coração e todos os vasos sanguíneos, estimulando a dilatação e diminuindo as chances de haver problemas nesse sistema.

Outro exemplo que mostra a grande relação entre o endocrinologista e a saúde do coração é a tireoide que pode promover a diminuição dos batimentos e ainda causar insuficiência cardíaca. Dessa forma, ter um controle dos hormônios é essencial para quem deseja prevenir ou controlar as doenças cardiovasculares.

Marque sua consulta na Unicardio

Se você está procurando por um endocrinologista em Florianópolis, conheça a Unicardio. Nós contamos com uma equipe altamente capacitada e interdisciplinar nas áreas de cardiologia, endocrinologia e ultrassonografia.

Assim, conseguimos atender de forma completa cada paciente, oferecendo orientações e diagnósticos mais precisos. Aqui você também pode realizar os seus exames, sem precisar se locomover pela cidade para encontrar um local.

Esse acompanhamento conjunto por profissionais especialistas possibilita um tratamento personalizado para cada paciente, considerando suas comorbidades e possíveis efeitos que elas podem ter na patologia cardiovascular. Ao atender uma pessoa com diabetes e problemas cardíacos, por exemplo, o endocrinologista e o cardiologista irão traçar o melhor plano para tratar as duas patologias de maneira conjunta.

Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas e que tenha entendido como esse médico é essencial para garantir a saúde de todo o seu corpo, assim como para tratar patologias que estejam relacionadas com as glândulas.

Agora que você já sabe mais sobre o endocrinologista e conhece a Unicardio, marque sua consulta conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

AGENDAR