Ecocardiograma: como é feito e para que serve

08/05/2017 | publicado por

Ecocardiograma: como é feito e para que serve

Você já viu o seu coração em movimento? É provável que sim, caso já tenha feito um ecocardiograma. Mas se ainda irá fazer o exame, é isso que irá ver ao realizá-lo.

O ecocardiograma é feito para avaliar a repercussão de doenças no coração, como hipertensão arterial, avaliar doenças que possam estar afetando as válvulas cardíacas e a aorta torácica, além de cardiopatias congênitas e o estado do coração após um infarto do miocárdio. Também é prescrito como método adjunto na avaliação de isquemia miocárdica.

O exame é realizado por médicos cardiologistas especializados em ecocardiografia, em equipamentos de alta tecnologia e em clínicas especializadas, como a Unicardio, que atua em Florianópolis (SC) desde 1983 e possui uma equipe médica que oferece um tratamento abrangente, focado em diferentes áreas.

O que faz um ecocardiograma

A tecnologia médica disponível torna a prevenção de doenças, e a realização de diagnósticos, mais eficaz e personalizada. Isso gera diversos benefícios aos pacientes, já que o ecocardiograma é um exame não-invasivo e com grande acurácia para avaliação do músculo, das valvas e do fluxo de sangue no interior das cavidades do coração.

É um exame muito indicado em Cardiologia devido a riqueza de informações, podendo ser repetido com a mudança do quadro clínico do paciente.

Pessoas de qualquer idade podem realizar um ecocardiograma, desde o período fetal até a vida adulta.

É simples de fazê-lo, porém, em alguns tipos específicos pode ser necessário um preparo especial do paciente, como jejum absoluto mínimo de seis horas e  a presença de um acompanhante no momento do exame, ou ser preciso uma sedação superficial. Usualmente, todas essas orientações são repassadas pela clínica no momento do agendamento do exame.

Alguns tipos de ecocardiograma que podem ser solicitados pelos médicos

Ecodopplercardiograma Transtorácico

O ecocardiograma transtorácico com doppler é um exame baseado nos princípios do ultrassom. Possui por finalidade avaliar a função do coração como um todo, as valvas cardíacas e a presença ou não de derrame pericárdico. É utilizado em pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), doença coronariana, doenças valvares, cardiopatias congênitas, entre outros.

Ecodopplercardiograma Transesofágico

O ecocardiograma transesofágico segue os mesmos princípios do ecocardiograma transtorácico, entretanto, é feito com a introdução de um transdutor através do esôfago. Isto possibilita a visualização mais nítida e precisa de determinadas estruturas cardíacas, como a avaliação de próteses valvares, a presença ou não de trombos intracavitários em pacientes com arritmias, análise da aorta torácica, entre outras indicações. Atualmente, acrescentou-se a realização de exame transesofágico tridimensional, o que aumentou ainda mais a acurácia do exame na análise de próteses valvares em pacientes que serão submetidos a procedimentos intervencionistas e/ou de cirurgias cardíacas. Para a realização deste exame é necessário uma sedação superficial e o paciente precisa estar em jejum absoluto por seis horas.

Ecodopplercardiograma com Estresse Farmacológico

É um método diagnóstico que tem por objetivo analisar a função cardíaca sob situações de estresse, seja através de estresse físico ou através de drogas, como a dobutamina. É indicado, principalmente, para o diagnóstico e acompanhamento de pacientes com doença coronariana, assim como para a análise funcional de pacientes com cardiopatia valvar ou outras cardiopatias. Para realizá-lo, o paciente deve estar acompanhado e em jejum por, pelo menos, quatro a seis horas.

Ecodopplercardiograma com Avaliação do Sincronismo Cardíaco

Este exame consiste na realização de um ecocardiograma transtorácico, acrescido de avaliações complementares para analisar a presença de sincronismo entre os ventrículos e sincronismo atrioventricular. É indicado para pacientes com Cardiomiopatia e recomendação de implante de ressincronizador, que é um tipo especial de marcapasso que otimiza a função cardíaca em um subgrupo de pacientes, e, principalmente, para otimização do ajuste do dispositivo após o implante.

Ecodopplercardiograma Fetal

O ecocardiograma fetal é um dos exames mais eficientes para o diagnóstico de doenças cardíacas, inclusive durante a gestação.

Algumas situações podem ser tratadas intraútero. Porém, muitas vezes, o problema pode requerer alguma abordagem clínica e/ou cirúrgica logo após o nascimento do bebê, a qual pode ser programada, para que ele receba a assistência necessária.
O ecocardiograma é um dos exames mais realizados na área da cardiologia, mas existem outros que podem ser feitos complementarmente, caso seja necessário. Entre em contato para agendar seu exame e obter outras informações.