Ecodopplercardiograma Fetal

A cardiologia pediátrica abrange o diagnóstico e o tratamento de doenças congênitas ou adquiridas que podem afetar o feto, as crianças e os adolescentes.

As anormalidades na formação da estrutura cardíaca alteram a anatomia normal do coração e podem ocasionar, ou não, sinais e sintomas, dependendo do tipo e da gravidade da malformação. Um dos achados mais frequentes no exame clínico é a presença de sopro cardíaco. Já as doenças adquiridas que podem afetar o coração são inúmeras, mas se destacam as miocardites virais, a Doença de Kawasaki e a Febre Reumática.

Neste contexto, a ecocardiografia apresenta-se como uma das especialidades mais eficientes para a definição do problema, inclusive na gestação, através do ecocardiograma fetal.

Poucas situações podem ser tratadas intraútero, com destaque para as arritmias fetais. Porém, muitas vezes, o problema pode requerer alguma abordagem clínica e/ou cirúrgica logo após o nascimento do bebê, o qual pode ser programado, para que ele receba a assistência necessária.
Relata-se que, em grande parte do mundo, hoje em dia, existem mais pessoas que já foram, de alguma forma, tratadas de algum problema cardíaco na infância ou juventude do que pacientes aguardando pelo primeiro tratamento.

Orientações de atendimento e recomendações para o exame:

  • chegar com 20 minutos de antecedência ao horário agendado.
  • Apresentar documento de identificação, CPF e carteira do plano de saúde, quando for o caso.
  • Trazer a solicitação médica para a realização do procedimento.
  • Fazer uso de roupas que facilitem a realização do exame. Dê preferência por duas peças, pois o paciente irá remover a roupa na parte superior (área do tórax).
AGENDAR