Ecodopplercardiograma Transesofágico

O ecocardiograma transesofágico segue os mesmos princípios do ecocardiograma transtorácico, entretanto, é feito com a introdução de um transdutor através do esôfago, permitindo a utilização de frequências maiores de ultrassom. Isto possibilita a visualização mais nítida e precisa de determinadas estruturas cardíacas, como a avaliação de próteses valvares, a presença ou não de trombos intracavitários em pacientes com arritmias, análise da aorta torácica, entre outros. Atualmente, acrescentou-se a realização de exame transesofágico tridimensional, em tempo real, o que aumentou ainda mais a acurácia do exame na análise de próteses valvares em pacientes que serão submetidos a procedimentos intervencionistas e/ou de cirurgias cardíacas.

Como é feito o ecocardiograma transesofágico? 

Após uma anestesia, o médico insere um endoscópio com transdutor pela boca do paciente. A sonda é posicionada atrás do músculo cardíaco para captar informações do coração.

Como se preparar para o ecocardiograma transesofágico?

Além das orientações gerais, as recomendações para se preparar para o ecocardiograma transesofágico são:

  • Chegar com 30 minutos de antecedência ao horário agendado.
  • Fazer jejum absoluto de seis horas – inclusive água.
  • Estar acompanhado de uma pessoa maior de idade, caso contrário, o exame será remarcado.
  • Previamente ao procedimento, o paciente receberá esclarecimentos da equipe de enfermagem sobre o exame, as medicações e sedativos que serão utilizados e assinará o termo de autorização para sua realização.
  • O paciente não pode dirigir depois da realização do exame.
  • Após o procedimento, o paciente permanecerá na clínica em observação. O tempo estimado entre a realização do procedimento e recuperação pós-exame é de três horas.
AGENDAR