Cardiologista em Florianópolis

Cardiologista em Florianópolis

Um cardiologista em Florianópolis deve ser procurado toda vez que se deseja prevenir, diagnosticar, acompanhar ou tratar alguma doença que afeta o coração e os seus vasos sanguíneos. Esse especialista deve ser consultado durante toda a vida de uma pessoa, mas principalmente durante a terceira idade.

Conforme o Ministério da Saúde, 14 milhões de brasileiros têm alguma condição cardiovascular e há, pelo menos, 400 mil mortes anuais por causa desses problemas, correspondendo a 30% de todos os óbitos no Brasil fora da época da Covid-19.

Apenas a partir da consulta com um especialista em cardiologia é possível evitar essas enfermidades para ter mais qualidade de vida e longevidade.

Quer saber mais antes de agendar seu atendimento com um cardiologista em Florianópolis? Então, continue lendo no nosso blog e confira.

Quais são as principais doenças cardiovasculares?

Normalmente, quando falamos sobre agendar uma consulta com um cardiologista, as pessoas pensam logo nos problemas que afetam o coração. Mas, a verdade é que essa especialidade vai além e também é a responsável por cuidar de todas as doenças que afetam o fluxo sanguíneo de alguma forma.

Confira quais são as principais enfermidades relacionadas com essa área da medicina que fazem os pacientes procurarem ajuda médica.

Pressão alta

A pressão alta, também chamada de hipertensão, é um dos principais motivos para procurar por um cardiologista em Florianópolis. Esse problema é caracterizado pelo aumento da força no sangue que circula em todo o corpo.

De acordo com a Agência Brasil, essa enfermidade causa o óbito de 10 milhões de pessoas por ano. Falando apenas aqui do Brasil, cerca de 30% da população é hipertensa. Infelizmente, muitos que estão dentro dessa porcentagem não sabem disso, impedindo o devido acompanhamento médico e o tratamento da doença.

Ainda segundo a Agência Brasil, a hipertensão está relacionada com 80% dos casos de AVC e 60% dos casos de infarto, frisando a importância do seu diagnóstico e do seu controle.

Aterosclerose

A aterosclerose é uma inflamação caracterizada pela formação de placas de cálcio, gordura e outros elementos na parede dos vasos sanguíneos, reduzindo parcial ou totalmente o fluxo sanguíneo para uma área do corpo, como as pernas, o cérebro ou ainda o coração. Outro problema que pode ocorrer é o rompimento e desprendimento desse placa, o que causa embolia e pode levar o paciente a óbito.

Vale ressaltar que assim como a pressão alta, esse problema é totalmente silencioso, sem apresentar nenhum sintoma. Por isso, o check-up anual com um cardiologista é tão importante.

Outros motivos

Além dos dois problemas citados acima, o cardiologista também pode diagnosticar e acompanhar diversas outras condições, como:

  • arritmias: caracterizado pelo batimento descompensado do coração, seja para mais ou para menos;
  • doença cardíaca coronária: situação em que as artérias estão obstruídas;
  • insuficiência cardíaca: ocorre quando o órgão não bombeia sangue suficiente para o corpo;
  • problemas congênitos: doenças que acontecem por questões de formação e
  • inflamações: inflamação dos tecidos do coração, como a endocardite e a miocardite.

Além disso, quem deseja iniciar uma atividade física, quem apresenta algum sintoma, como dor no peito ou falta de ar, e quem tem familiares próximos com problemas cardiovasculares deve realizar uma consulta regularmente.

Quais exames podem ser requisitados por um cardiologista?

Ao desconfiar que o paciente tem alguma doença, o médico fará a ausculta do coração e a aferição da pressão. Além disso, ele também poderá pedir outros exames para avaliar a saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

Os procedimentos mais requisitados são:

  • eletrocardiograma: procedimento que permite a análise dos batimentos e do ritmo cardíaco do paciente;
  • teste ergométrico: avalia a reação do coração a uma situação de estresse, como ao fazer exercício de alta intensidade;
  • ecocardiograma: o médico faz esse exame para avaliar os músculos e o fluxo sanguíneo nos vasos e
  • MAPA 24 horas e Holter 24 horas: usado para monitorar a pressão alta.

Como escolher um cardiologista em Florianópolis?

Na hora de escolher um cardiologista em Florianópolis, é importante contar com uma clínica que tenha um time médico altamente capacitado para consultar um profissional de confiança. Outra facilidade que deve ser considerada é a realização de exames, sem precisar se deslocar na cidade para realizar um procedimento.

Aqui na Unicardio, você encontra tudo isso e mais! Contamos com uma equipe multidisciplinar, um espaço diferenciado e realizamos todos os exames citados acima.

Agende sua consulta conosco pela nossa ferramenta virtual ou entre em contato para marcar um horário com um de nossos especialistas.

Orientações para consulta com cardiologista na Unicardio ♥

PROCEDIMENTO: Opte por vestimenta confortável, dividida em duas peças, como: calça e blusa.

ATENDIMENTO: Chegar com 20 minutos de antecedência ao horário agendado. Essa antecipação é importante para a manutenção do seu atendimento, evitando cancelamentos.

Lembre-se de trazer os seus documentos de identificação e as solicitações médicas.

IMPORTANTE: Faça parte da prevenção contra Covid-19! Venha desacompanhado, salvo casos de incapacidade. Use máscara de proteção ao sair de casa, higienize as mãos ao chegar e mantenha distanciamento social.

Na ocorrência de infecção por coronavírus, ou de sintomas como febre, tosse, coriza, falta de ar e cansaço, comunique nossa equipe e remarque seu atendimento.

AGENDAR