Alimentos que ajudam a controlar o colesterol alto

15/02/2018 | | publicado por

Alimentos que ajudam a controlar o colesterol alto

O colesterol alto é um fator de risco para diversas doenças cardiovasculares. Preveni-lo e, mais do que isso, saber como mantê-lo sob controle é uma forma de diminuir a chance de ocorrer algum problema no coração devido à alta taxa de gordura no sangue.

A única maneira de saber se o colesterol está sob controle ou não é por meio do exame de sangue. Dificilmente o corpo apresenta qualquer tipo de sintoma quando os níveis estão acima do recomendado. Por este motivo, torna-se ainda mais importante realizar consultas rotineiras com o cardiologista e fazer check-ups regularmente.

Sem esse cuidado, há o risco de o colesterol prejudicial ao organismo, chamado LDL, elevar-se a ponto de provocar uma doença grave. Há como esse tipo de surpresa desagradável ser prevenida ou ter a evolução interrompida quando existe uma preocupação com a saúde e o suporte da assistência médica especializada.

Geralmente, a recomendação dos médicos é realizar uma mudança na alimentação. A orientação direciona-se, principalmente, para os pacientes que estão com o índice de colesterol muito próximo daquele considerado como sendo de risco. Os que já excederam os valores indicados como normais também precisam alterar o estilo de vida para se manter saudáveis.

Melhores alimentos para prevenir ou controlar o colesterol alto

A dica é válida mesmo para as pessoas que nunca tiveram o colesterol alto, pois incluir na dieta alimentos que ajudam no controle do nível de gordura no sangue nunca deixa de ser vantajoso para a saúde.

Veja o que incluir nas refeições:

Alimentos integrais

A quantidade maior de fibras, presente nos alimentos integrais, é o que auxilia no  controle do colesterol.

Suco de uva

O suco de uva contém uma substância chamada resveratrol, que colabora para o aumento do colesterol HDL (o colesterol considerado bom).

Alimentos de cor roxa

Cebola, repolho e alface são três exemplos de alimentos que possuem versões roxas. Eles devem ser consumidos por quem preocupa-se em controlar o colesterol porque possuem antocianina, um corante natural e antioxidante que ajuda na prevenção do colesterol alto.

Peixes

Peixes como cavala, sardinha, salmão, atum, bacalhau e arenque são ricos em ômega 3, nutriente que atua na proteção do organismo contra o colesterol alto.

Laranja

A fruta é rica em flavonoides, o que contribui para manter os níveis de LDL baixos no sangue.

Feijão

O legume contém  fitoesteróis, substância importante no combate ao colesterol alto. O feijão preto é o que possui maior quantidade de fitoesteróis, embora todos façam bem para a saúde.

Proteja seu coração com a ajuda dos alimentos

Material Educativo

Proteja seu coração com a ajuda dos alimentos

Baixar