artigos unicardio

5 exames cardiológicos e o que podem diagnosticar

Imagine viver em uma época em que, para analisar a saúde do coração, o médico só tinha o estetoscópio para ajudar. Ainda bem que a medicina evolui e continua em um processo constante de formulação de tecnologias. Atualmente, podemos realizar vários exames cardiológicos que contribuem com os cuidados.

Aqui na Unicardio, por exemplo, temos uma ampla lista de procedimentos solicitados pelos médicos cardiologistas, seja quando o paciente precisa apenas de um check-up ou nas situações em que já foi diagnosticado com alguma condição.

Cada um analisa um aspecto do coração e, quando os unimos, podemos ter uma visão aprofundada de como esse órgão está funcionando. Quer saber mais sobre eles? Então, acompanhe este material que preparamos!

Os exames cardiológicos mais importantes

Depois de uma consulta com o cardiologista, você, provavelmente, sairá com um ou mais desses pedidos de exames.

Eletrocardiograma

Com eletrodos fixados na pele do tórax, o eletrocardiograma consegue averiguar os impulsos elétricos do coração, ou seja, os batimentos. Assim, é possível ver quando eles estão mais acelerados ou lentos. Por isso, esse exame cardiológico é importante para diagnosticar arritmias, infarto, pericardite (inflamação na membrana), problemas nas válvulas e outras condições.

Teste ergométrico

Você já ouviu falar sobre o “exame da esteira”? Geralmente, as pessoas nomeiam como teste ergométrico. Afinal, ele utiliza uma esteira (como as de academia) para que o paciente caminhe e corra, com o objetivo de verificar o funcionamento do coração durante o esforço físico.

Mais precisamente, observa-se a pressão arterial e a frequência cardíaca por meio de eletrodos fixados no tórax e um aparelho no braço. Dessa forma, esse exame cardiológico contribui para identificar arritmias, hipertensão e isquemias (redução de oxigênio no músculo cardíaco). Também serve como um check-up de segurança para quem irá sair do sedentarismo e iniciar a prática de exercícios físicos.

Ecocardiograma

Você já deve conhecer a ultrassonografia, aquele exame pouco invasivo e que nos mostra os órgãos em tempo real. Quando ele é realizado no coração, o nome é ecocardiograma.

Por meio das ondas sonoras do aparelho, é possível ver o coração e, consequentemente, verificar qualquer anormalidade nas estruturas cardíacas e vasos sanguíneos, os batimentos e possíveis obstruções. Portanto, os médicos pedem o procedimento quando suspeitam de insuficiência cardíaca, pericardite, endocardite, dissecção de aorta, arritmias e sequelas da hipertensão.

A relevância do MAPA 24h entre os exames cardiológicos

Já imaginou conferir como é a sua pressão arterial durante um dia todo? É isso o que faz o exame MAPA 24h.

O paciente fica com um equipamento preso no braço e outro na cintura. Poderá manter a rotina normal, apenas verificar as orientações específicas com o médico. Depois das 24 horas, é preciso voltar à clínica para entregar os aparelhos e os profissionais irão analisar os resultados, que podem indicar ou não a presença de hipertensão.

Holter 24h

O holter 24h se assemelha ao MAPA, com os equipamentos fixados no corpo do paciente durante um dia inteiro. No entanto, nesse caso, são eletrodos no tórax e o objetivo é verificar o ritmo dos batimentos cardíacos.

Assim, é indicado quando a pessoa relata tonturas, desmaios e sensação de coração acelerado. Além de identificar possíveis arritmias, esse exame cardiológico também pode ser utilizado após cirurgias, a fim de ver como está a recuperação do coração.

Extra: cuidar dos hormônios também é necessário!

A saúde cardíaca também é impactada pela atuação de diversos hormônios. Por isso, temos a especialidade de endocrinologia, que cuida dessa área.

Realizamos o exame de ultrassonografia em diferentes partes do corpo, inclusive da tireoide. Essa glândula é a responsável por liberar os hormônios T3 e T4, que controlam os batimentos do coração, entre outras funções. Os médicos endocrinologistas podem ainda solicitar testes de sangue, que verificam a quantidade dessas substâncias e o funcionamento de outras estruturas do corpo que fazem parte do sistema endócrino.

Não deixe de fazer as suas consultas e exames cardiológicos

Com a saúde cardíaca não se brinca! Problemas no sistema cardiovascular são a principal causa de morte no Brasil.

Portanto, não deixe de realizar as suas consultas periódicas com o médico cardiologista e os exames cardiológicos prescritos por ele, além dos cuidados rotineiros orientados. Queremos ver você sempre bem!

Caso tenha restado alguma dúvida ou necessite de um agendamento individual, entre em contato com nossa equipe. Estamos à disposição!

Material escrito por:

Rafael-Kuhnen

Rafael Kuhnen

Cardiologista

CRM/SC 6716 RQE 2959

Curtiu? entao compartilhe com alguem que precisa.

E-BOOKS

OUTROS ARTIGOS