artigos unicardio

Quanto custa uma consulta com um endocrinologista?

Você precisa agendar um horário mas não sabe quanto custa uma consulta com um endocrinologista e tem interesse em saber? A melhor maneira de conseguir essa informação é entrando em contato, por telefone, com a clínica em que o especialista atende. É somente por meio dessa interação que as secretárias dos endocrinologistas informam os valores da consulta e formas de pagamento.

Todos os médicos, de qualquer especialidade, agem dessa forma por orientação do Conselho Federal de Medicina (CFM), que especifica, no Código de Ética Médica como deve ser a conduta do profissional de saúde quando o paciente questiona a respeito de valores e facilidades de pagamento.

O motivo para haver um controle rigoroso desta questão é proteger a própria população e garantir a ética na atuação médica. Ou seja, é uma maneira de evitar que uma pessoa que precisa consultar-se com um endocrinologista escolha o especialista tendo como base somente o preço da consulta e seja atendida por um profissional não qualificado.

A conduta mais adequada de quem precisa ter a saúde avaliada por um médico com especialização em endocrinologia, além de questionar quanto custa uma consulta com um endocrinologista, deve ser a de se certificar sobre a habilitação do médico.

Saber quanto custa uma consulta com um endocrinologista não é o principal

A recomendação é de que o paciente opte por um profissional da área médica sobre o qual possui referências confiáveis. Em qualquer hipótese, usar o valor da consulta ou de um procedimento como único critério pode ser prejudicial à saúde. Há outros pontos, mais importantes, que precisam ser levantados e ponderados:

  • onde o profissional se graduou em medicina;
  • em que lugar o médico especializou-se em endocrinologia;
  • se o profissional possui registro médico;
  • se o médico detém o registro de especialista;
  • há quanto tempo o endocrinologista atua na área;
  • se o profissional busca se atualizar sobre a prática médica.

Existem algumas formas de levantar essas informações. Caso elas não constem no site do próprio médico, da clínica ou do hospital em que ele trabalha, o currículo profissional pode ser buscado em redes sociais ou na página da Plataforma Lattes, mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) relaciona, no site, todos os médicos que possuem o título de especialista. Qualquer pessoa pode acessar e verificar se o médico com quem pretende agendar uma consulta consta na lista.

A titulação é concedida pela SBEM após o médico ter se graduado em medicina e realizado dois anos de residência médica em endocrinologia ou ter atuado durante cinco anos na área. Além disso, ele precisa ser aprovado no concurso anual promovido pela Sociedade.

Para ter certeza de que o endocrinologista é registrado no conselho profissional da categoria, é possível fazer uma busca no site do Conselho Regional de Medicina (CREMESC) ou do próprio CFM, pelo nome do médico. Os sistemas informam o número do registro no conselho e de especialista (RQE), caso ele os detenha, e informa qual é a situação desse registro.

O médico endocrinologista diagnostica e trata questões de saúde relacionadas à reposição hormonal, obesidade, crescimento, doenças da hipófise, diabetes, osteoporose, entre outras condições. Em qualquer um desses casos, é o profissional mais indicado para ajudar a cuidar do seu bem-estar.

Material escrito por:

Harry Correa Filho

Cardiologista

CRM/SC 4101 RQE 1132

  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Conclusão 1985)
  • Especialização em Clínica Médica no Hospital Governador Celso Ramos em Florianópolis/SC (1986-1987)
  • Residência em Cardiologia no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC/1988-1989)
  • Especialização em Gestão e Saúde Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL/2004-2005)
  • Diretor do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (Gestão 2003-2008)
  • Professor de Cardiologia na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Coordenador de diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2012-2013)
  • Pesquisador de estudos clínicos, como EMERAS, ISIS 4, PARAGON, PLATO e TRILOGY
  • Diretor do FUNCOR – Sociedade Brasileira de Cardiologia (2016-2017)(SOCESC)
  • Diretor de cominucação SBC nacional (20220- 2021)
  • Membro da comissão nacional de titulo de especialista em cardiologia da SBC
  • Fellow da sociedade europeia de cardiologia (ESC) (Diretor da FUNCOR )

Curtiu? entao compartilhe com alguem que precisa.

E-BOOKS

OUTROS ARTIGOS

Fique por dentro

Que tal se cadastrar na nossa newsletter e ficar por dentro de tudo que rola na Unicardio?
Você vai receber dicas de saúde, novidades sobre exames e conhecer melhor nossos serviços e equipe.