A infecção pelo Coronavírus levanta muitas dúvidas, principalmente relacionadas às possíveis sequelas que ela pode deixar em diferentes órgãos, como no coração. Para evitar essas complicações e iniciar o tratamento o mais breve possível, indica-se a realização de exames, como é o caso do ecocardiograma pós-Covid-19.
Essa análise clínica é recomendada para todos os pacientes que contraíram o vírus, especialmente aqueles que contam com maior propensão ao desenvolvimento de complicações, como doenças cardiovasculares preexistentes, obesos ou diabéticos.
Para falar mais sobre o ecocardiograma pós-Covid-19, entrevistamos o Dr. Rafael Cegielka, cardiologista aqui da Unicardio, que conta com especialização em cardiologia e em ecocardiografia pelo Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC). Ele também atua como professor no curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Continue lendo para saber mais sobre as sequelas da Covid-19 para o coração e sobre esse exame, que pode identificar doenças de forma rápida e indolor.
Quais são as possíveis sequelas da Covid-19 para a saúde do coração?
Dr. Rafael: O dano cardíaco é multifatorial, ou seja, tem vários fatores envolvidos. O aparecimento de sequelas pode ser resultado de diversos processos que ocorrem com o corpo durante a infecção, como:
-
desequilíbrio entre a alta demanda de oxigênio e a baixa reserva cardíaca;
-
tempestade de citocinas;
-
inflamação sistêmica e a trombogênese e
-
lesão direta do vírus no coração.
Isso pode se traduzir clinicamente de diversas maneiras:
-
infarto;
-
injúria miocárdica;
-
arritmia;
-
miocardite e
-
choque cardiogênico.
É importante ressaltar que esses problemas não vão ocorrer em todos os pacientes, apenas em alguns. Os portadores de doenças cardiovasculares preexistentes, os obesos e os diabéticos estão mais propensos a essas complicações, mas, mesmo assim, elas podem ocorrer em pessoas saudáveis antes da infecção por Coronavírus.
Em quais casos o ecocardiograma é indicado?
Dr. Rafael: O ecocardiograma pós-Covid-19 é indicado na avaliação de pacientes já recuperados como triagem para análises mais aprofundadas. Isso se dá, principalmente, pelo fato de ser um exame acessível, de baixo custo, não invasivo e que pode trazer muitas informações relevantes para os médicos.
Dessa forma, indica-se a realização desse exame para todos aqueles que tiveram Covid-19, mesmo para os que não precisaram ficar hospitalizados. A importância dessa checagem é ainda maior para os que desejam voltar a fazer exercícios físicos de forma segura.
Como é realizado o exame?
Dr. Rafael: O ecocardiograma pós-Covid-19 utiliza o princípio da ultrassonografia para analisar as estruturas cardíacas em tempo real. Normalmente, ocorre a associação com recursos como o color doppler e o strain miocárdico, que possibilitam diagnosticar graus mais leves de lesão ao coração.
Após o paciente remover todas as joias, acessórios e roupas da parte superior do corpo, o médico coloca o aparelho de ultrassom no peito e, com a utilização de uma tela, consegue ver em tempo real o coração funcionando. Se o cardiologista desejar, é possível tirar fotos ou fazer a gravação de um vídeo para consultar depois.
O ecocardiograma pós-Covid-19 é um exame não invasivo, que não necessita preparo, como jejum ou o uso de medicamentos, e tem duração de cerca de 20 minutos, podendo variar de acordo com os achados e com médico que o realiza.
Quais são seus possíveis resultados (graus de comprometimento, alterações, doenças)?
Dr. Rafael: Por meio do ecocardiograma pós-Covid-19, é possível verificar se há alguma sequela causada por essa doença, como:
-
injúrias, lesões e infarto do miocárdio;
-
insuficiência cardíaca;
-
endocardite;
-
miocardite e
-
pericardite.
Apenas a partir das imagens geradas, é possível fazer um diagnóstico e iniciar o tratamento adequado para cada caso, sempre considerando as especificidades de cada paciente e o seu histórico familiar.
Indicações de cuidados a partir dos resultados
Dr. Rafael: De acordo com o diagnóstico, poderá ser sugerido a realização de outros exames para analisar bem a condição e a sua seriedade. O médico poderá requisitar:
-
cateterismo;
-
ressonância magnética ou
-
tomografia cardíaca.
Com os resultados, é possível propor um tratamento individualizado. Além disso, pode ser indicado um programa de reabilitação cardiopulmonar pós-Covid, que consiste na realização de exercícios de forma acompanhada por um fisioterapeuta e médico para melhorar a capacidade funcional do coração e do pulmão, o que aumenta a qualidade de vida do paciente. Para isso, é importante que o tratamento ocorra de forma individualizada, considerando as limitações e diagnóstico de cada um.
Agradecemos ao Dr. Rafael por todos os esclarecimentos sobre o impacto do Coronavírus para a saúde do coração e sobre o ecocardiograma pós-Covid-19. Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado e que você procure uma clínica especializada para fazer o seu exame.
Se você estiver procurando por um cardiologista e por um ecocardiograma em Florianópolis, entre em contato conosco. Na nossa clínica, você realiza os seus exames e consulta com um médico especializado, sem precisar se deslocar e marcar um retorno para outro dia. Agende uma consulta para avaliação individual e garanta sua saúde pós-Covid-19.