Remédios caseiros para pressão alta são eficazes?

Por:
Publicado em 24/02/2020 - Atualizado 28/02/2020

Remédios caseiros para pressão alta são eficazes?

A falta de informação sobre a saúde leva muitas pessoas a buscarem por remédios caseiros para pressão alta. Na internet, é possível ver várias dicas nesse sentido, como tomar suco de berinjela com laranja, vitamina de goiaba, entre outros.

É preciso ter muita cautela ao realizar qualquer procedimento caseiro. Isso porque, em geral, eles não passaram por avaliações sobre a confiabilidade ou eficácia e podem, minimizar o sintoma temporariamente, mas piorar o estado do paciente com o tempo. 

Além do mais, apesar de haver casos em que a hipertensão pode ser controlada sem o uso de medicamentos, é preciso contar com o acompanhamento médico. Caso contrário, essa condição de saúde pode levar ao surgimento de doenças ainda mais graves.

Mas se os remédios caseiros para pressão alta não são recomendados, o que é possível fazer? De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o tratamento mais eficiente envolve a adoção de um estilo de vida mais saudável. É sobre isso que falaremos abaixo! 

Atividades que ajudam a controlar a pressão alta

A melhor alternativa para controlar a hipertensão sem remédios é evitar os fatores de risco relacionados à doença. A alimentação é um dos hábitos que devem ser revistos, principalmente quanto ao uso de sal.

Isso não quer dizer que hipertensos precisam cortar totalmente o sal da alimentação, mas sim que devem evitar exageros. Em excesso, ele faz com que o corpo retenha mais líquido que o normal e contribui para que os vasos sanguíneos fiquem apertados, levando ao aumento da pressão.

É preciso ficar atento, também, aos alimentos ricos em sódio, como:

  • refrigerantes;
  • conservas, como picles, azeitona, ervilha e maionese;
  • embutidos, como linguiça, salsicha, mortadela e presunto;
  • carnes muito salgadas, como charque, bacalhau e defumados;
  • queijos e
  • alimentos industrializados em geral, como lasanha e pizza.

Como nem sempre é fácil saber o que pode ou não incluir na dieta, o ideal é contar com a ajuda de um nutricionista. Esse profissional pode, inclusive, recomendar alguns remédios caseiros para pressão alta de acordo com o estado de saúde do paciente.

Há, ainda, outras recomendações que devem ser cumpridas rigorosamente para conter os sintomas da doença. São elas:

  1. praticar regularmente exercícios físicos;
  2. parar de fumar;
  3. manter-se no peso ideal, evitando a obesidade;
  4. reduzir o consumo de álcool;
  5. evitar o estresse.

 

Em casos mais graves, pode ser necessário utilizar algum tipo de medicamento, como diuréticos ou anti-hipertensivos. Entretanto, cabe ao cardiologista avaliar a necessidade e indicar a melhor alternativa para normalizar os batimentos cardíacos.

Quais os riscos de não seguir as orientações médicas 

A hipertensão é uma doença que afeta um em cada quatro adultos no Brasil. A falta de tratamento adequado, assim como tomar remédios caseiros para pressão alta sem a devida orientação, pode gerar consequência ainda mais graves.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença é responsável por 40% dos casos de infartos, 80% dos derrames e 25% das insuficiências renais terminais no país.

Além disso, a pressão alta pode levar à hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca.

A hipertensão não tem cura, porém pode ser administrada, desde que seguindo o tratamento à risca. Portanto, procure um cardiologista e comece a mudar os seus hábitos desde já.

 

Baixe agora mesmo o nosso e-book “Proteja seu coração com a ajuda dos alimentos” e mantenha-se sempre saudável! 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.