Teste Ergométrico Computadorizado em Florianópolis

Por: - Médico Cardiologista - CRM/SC 4101 RQE 1132
Publicado em 02/08/2021

Teste Ergométrico Computadorizado em Florianópolis

O teste ergométrico computadorizado é um tipo de eletrocardiograma recomendado por cardiologistas para analisar a saúde cardiovascular dos pacientes. Ele pode ser feito tanto de forma preventiva quanto diagnóstica, por isso, é um dos procedimentos mais requisitados pelos especialistas na saúde do coração.

Ele também é chamado de ergometria ou teste de esforço, e deve sempre ser realizado com o acompanhamento de um médico especializado na área, que avaliará os resultados e verá se há alguma anormalidade.

Continue lendo para saber mais sobre o teste ergométrico computadorizado, suas indicações, como é feito e veja como agendar o seu exame em Florianópolis.

O que é o teste ergométrico computadorizado?

Como já mencionado, o teste ergométrico computadorizado é um exame que analisa a saúde cardiovascular. Ele é utilizado para auxiliar diagnósticos, assim como para avaliar:

  • a resposta de um tratamento medicamentoso ou cirúrgico;

  • a tolerância ao esforço e

  • os sintomas compatíveis com arritmias ao exercício.

Ele é muito indicado para pacientes que desejam iniciar exercícios físicos após longos períodos de sedentarismo e para pessoas que contam com propensão ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aquelas com sobrepeso, diabetes e herança genética.

Como esse exame é feito?

Para a realização do teste ergométrico computadorizado, o paciente precisa estar com todos os eletrodos conectados no seu peito e um equipamento de aferir pressão no braço ou no punho. Após esse processo, ele é submetido a um esforço físico, que aumenta a sua intensidade com o passar do tempo. Isso possibilita que certas alterações se manifestem, o que não acontece em repouso.

Durante a realização, o paciente deve dar o máximo de si. O exame será interrompido quando se alcançar a exaustão ou a frequência cardíaca máxima para a idade. Normalmente, o esforço é feito em uma esteira ou em uma bicicleta ergonômica.

Enquanto o procedimento está sendo realizado, o médico responsável acompanha os resultados para identificar se há alguma anormalidade que exige maior atenção por parte de um cardiologista.

O que o teste ergométrico computadorizado pode identificar?

Por meio desse exame, é possível identificar diferentes anomalias, como:

  • doença arterial coronária;

  • isquemia miocárdica;

  • distúrbios vasculares;

  • hipertensão arterial;

  • doenças que afetam as válvulas do coração;

  • insuficiência cardíaca e

  • arritmias cardíacas.

Mas, nem sempre esse procedimento resultará em um diagnóstico. O paciente pode realizá-lo antes de iniciar a prática de atividades físicas, por exemplo, e ver que não há nenhum problema com a sua saúde. Além disso, o teste ergométrico computadorizado também pode mostrar que o uso de um medicamento está fazendo efeitos positivos.

Há contraindicação para esse procedimento?

O teste ergométrico computadorizado ocorre com o acompanhamento de profissionais capacitados que estão prontos para socorrer o paciente caso algo venha a acontecer, mas, mesmo assim, existem algumas contraindicações, como para aqueles com:

  • doença arterial coronária com sintomas progressivos;

  • arritmias descontroladas;

  • inflamações no coração de forma aguda;

  • obstruções nas artérias;

  • pressão alta muito acima do nível regular e

  • embolia pulmonar.

Além disso, esse exame também não é recomendado para grávidas e para portadores de doenças que limitem os movimentos físicos. Dessa forma, é essencial fazer uma consulta com um cardiologista para verificar se esse eletrocardiograma é realmente o mais indicado para você.

Como se preparar para o teste ergométrico computadorizado?

Não há muitas preparações que devem ser seguidas para a realização do teste ergométrico computadorizado. Nós recomendamos que o paciente evite passar qualquer produto, como cremes, gel ou pomada no seu peito. Além disso, também é muito importante que ele esteja com uma toalha de rosto e roupas confortáveis que permitam a realização do esforço físico, como calças e tênis próprios para corrida. Para mulheres, indica-se o uso de um top.

Também é importante que o procedimento não seja feito em jejum. Tenha uma alimentação leve duas horas antes do exame e, de preferência, não tome café ou outra bebida estimulante. Se o paciente for fumante, é preciso ficar sem fumar por até quatro horas.

Agende seu exame na Unicardio

Se você precisa fazer o seu teste ergométrico computadorizado e mora em Florianópolis, agende o seu horário conosco. Nós somos uma clínica localizada no centro da cidade e temos uma equipe altamente capacitada para atender você.

Vale ressaltar que, se você não tiver a requisição e deseja realizar esse exame, basta agendar uma consulta com um dos nossos especialistas para fazer uma avaliação e verificar se esse procedimento é indicado para você. Entre em contato conosco para saber mais sobre a nossa clínica e marcar um horário na nossa agenda

Material escrito por:
Médico Cardiologista - CRM/SC 4101 RQE 1132

Diretor técnico da Unicardio, o Dr. Harry Correa Filho é formado em medicina pela UFSC e especialista em cardiologia pelo Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, onde já foi diretor. É professor de cardiologia na Unisul e Pesquisador de estudos clínicos, como EMERAS, ISIS 4, PARAGON, PLATO e TRILOGY.

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.