Recebeu a prescrição para realizar um cateterismo cardíaco? Está um pouco apreensivo(a) em relação a esse procedimento? Aqui na Unicardio, acreditamos que a informação é fundamental para cuidarmos bem da nossa saúde e conscientizarmos os pacientes.
Por isso, decidimos criar esse material sobre o cateterismo, que é um exame de extrema importância na área da cardiologia. Ele tem duas funções principais: primeiramente, verificar se há alguma anomalia na estrutura do coração e também checar se as artérias coronárias, responsáveis por fornecer sangue rico em oxigênio ao músculo do coração, estão bloqueadas devido ao acúmulo de placas de gordura.
Outro objetivo do procedimento é intervir em casos de infarto agudo do miocárdio, quando há uma interrupção do fluxo sanguíneo para o coração. O cateterismo permite localizar a artéria obstruída, para que o cardiologista intervencionista possa agir e “desobstruir” a região.
Vamos detalhar mais sobre o cateterismo. Continue lendo!
Indicações do procedimento
Após a realização de exames menos invasivos e com base nos relatos dos sintomas, o médico pode determinar que um cateterismo cardíaco é necessário para confirmar algum problema cardíaco. As principais condições que podem estar em pauta são:
- Angina: estreitamento das artérias;
- Insuficiência cardíaca: quando o coração não bombeia o sangue adequadamente;
- Arritmias: batimentos desregulados;
- Alterações na anatomia do coração;
- Mau funcionamento das válvulas cardíacas;
- Infarto agudo do miocárdio – Cateterismo cardíaco de emergência.
Cuidados antes do cateterismo cardíaco
Como você pode ter percebido, o cateterismo cardíaco é um procedimento minimamente invasivo. Procedimento consagrado e seguro, realizado com anestesia local e sedação, seguindo as diretrizes das entidades médicas.
Inicialmente, o médico irá perguntar quais medicamentos você utiliza e pode pedir para que alguns deles, como os anticoagulantes, sejam suspensos. Também serão verificadas possíveis alergias, principalmente relacionadas a contraste iodado e látex.
No dia do cateterismo, é necessário levar consigo exames anteriores, fazer um jejum de quatro a seis horas, ter um acompanhante presente e preparar uma pequena bolsa com roupas e itens de higiene pessoal, caso seja necessário ficar internado por algum tempo.
Realização do procedimento
No dia, o paciente recebe anestesia local e pode ser sedado para dormir e ter mais conforto. Em seguida, o médico faz uma punção na região do punho ou na virilha, onde insere um cateter fino e flexível.
Esse cateter é guiado até o coração através das artérias até o coração, Em seguida, um contraste radiológico é injetado para a visualização das artérias coronárias e identificar possíveis problemas.
Na maioria das vezes, o procedimento dura cerca de 30 minutos e o paciente precisa ficar em observação no hospital por algumas horas. Quando tudo ocorre bem, receberá alta no mesmo dia.
Cuidados pós – cateterismo
Após o cateterismo, é importante beber bastante água para ajudar a eliminar o contraste utilizado no exame. Também é recomendado descansar, tomar os medicamentos prescritos e evitar exercícios intensos durante a semana seguinte.
Ainda tem dúvidas sobre o cateterismo cardíaco?
Sabemos que existem muitas dúvidas quando se trata de cateterismo cardíaco. Nossos especialistas estão à disposição para ajudar. Entre em contato conosco através do WhatsApp da Unicardio.
Além disso, convidamos você a nos seguir no Instagram e no Facebook. Nessas redes sociais, compartilhamos conteúdos relevantes sobre cuidados com a saúde. Temos certeza de que você vai gostar!