Ecocardiograma em Florianópolis

Por: - Médico Cardiologista - CRM/SC 4101 RQE 1132
Publicado em 15/07/2021

Ecocardiograma em Florianópolis

Está procurando por uma clínica que realize ecocardiograma em Florianópolis? Então você acabou de achar! Esse exame, também chamado de ecocardiografia, é um procedimento não invasivo, indicado para fazer a avaliação do coração de forma geral.

Por meio dele, é possível analisar e verificar a presença de lesões ou outros problemas no:

  • músculo;

  • valvas;

  • fluxo sanguíneo e

  • cavidades do coração.

É possível, ainda, associar esse exame à tecnologia doppler, que permite a criação de imagens com mais informações, uma análise completa e um diagnóstico com maior precisão e assertividade. Continue lendo, saiba mais sobre esse procedimento, suas indicações, como é feito e agende o seu ecocardiograma em Florianópolis conosco.

O que é o ecocardiograma?

Como já falado, trata-se de um exame que permite a visualização das estruturas cardíacas para a identificação de anormalidades e patologias. Ele é um tipo de ultrassonografia, ou seja, as imagens são formadas por meio da produção de sons e do seu eco ao se chocar com estruturas, como os tecidos e células do sangue.

A partir dessa tecnologia, é possível ver as imagens em tempo real em um monitor. Caso o médico queira, ele pode fazer a gravação do procedimento na íntegra ou tirar fotos para analisar posteriormente o caso.

Uma boa comparação com esse exame é o ultrassom no pré-natal, onde, por meio de um equipamento que é colocado na barriga da grávida, é possível ver o bebê, seus movimentos e órgãos. O ecocardiograma é similar, mas é feito na área do peito e foca no coração.

Em clínicas mais modernas, como a Unicardio Florianópolis, o exame é possível utilizar a tecnologia doppler, que faz com que as imagens tenham cores, possibilitando que o médico diferencie o fluxo de sangue e tenha uma visão completa do funcionamento do coração. ALTERADO

Quando o ecocardiograma é indicado?

Ele pode ser indicado para auxiliar o diagnóstico de muitas patologias cardiovasculares e também pode ser recomendado de forma preventiva, check-up cardiológico, para pacientes que contam com propensão para o desenvolvimento de doenças que afetam o coração.

Além disso, também é comum para fazer o acompanhamento de pessoas que são portadores de problemas cardiovasculares para analisar se há o agravamento do caso ou se o tratamento está funcionando da forma prevista. A principal razão de esse exame ser utilizado de tantas maneiras é o fato de ele não trazer nenhum risco para a pessoa, uma vez que não envolve radiação, como é o caso das tomografias, ressonâncias e raio-X.

As indicações mais comuns do ecocardiograma são para o diagnóstico, prevenção e acompanhamento de doenças como:

Vale ressaltar ainda que esse exame pode ser feito por pacientes de qualquer idade, desde bebês até idosos com limitações físicas.

Como é realizado o ecocardiograma?

O ecocardiograma transtorácico, o mais comum, é bem simples de ser feito e não exige grandes preparações anteriores, ou seja, não é necessário ficar em jejum, tomar remédios previamente ou modificar a rotina de alguma forma. Após chegar na clínica, há o encaminhamento para a sala do procedimento e é somente necessário retirar a camisa ou blusa. (e pede-se que seja retirada a blusa.) ALTERADO NO PRÒXIMO PARÁGRAFO

Na maioria das clínicas e centros de diagnóstico, para que seja realizado o exame pelos homens, é necessário retirar toda a roupa da parte superior do corpo. E nas mulheres, utiliza-se uma camisola aberta na parte frontal e devem retirar o sutiã ou o top para que o médico não tenha limitações para as imagens. Aqui na Unicardio, realizamos o preparo desse exame com igualdade para homens e mulheres. Ou seja, todos os pacientes recebem jaleco na sala de exame ALTERADO

O paciente, então, deita na maca e o médico coloca o aparelho na parte central do peito, o que já gera imagens. Após o cardiologista conseguir todos os ângulos que deseja, o exame é finalizado.

Se você quiser saber como são realizados outros tipos de ecocardiograma, confira no nosso blog.

Como se preparar para o ecocardiograma na Unicardio?

Nós, da Unicardio, temos algumas orientações gerais para os pacientes que desejam realizar o seu ecocardiograma em Florianópolis conosco. Essas instruções são apenas para o exame que não envolve o estresse farmacológico e não é na modalidade transesofágico, procedimentos que precisam de cuidados especiais para garantir o seu sucesso. confuso… penso que devemos falar em geral e elencar que de acordo com tipo de ecocardiograma, podem haver orientações especiais para a realização do exame.

Nós recomendamos:

  • chegar 20 minutos de antecedência ao horário agendado;

  • ter em mãos a identidade e, se for o caso, a carteira do plano de saúde;

  • trazer a solicitação médica para a realização do exame e

  • usar roupas fáceis de serem removidas na parte superior.

Caso você precise realizar o procedimento com estresse farmacológico ou na modalidade transesofágico, nós passaremos todas as orientações necessárias de forma antecipada. Se você quiser saber mais sobre o ecocardiograma, sua aplicação e importância para o cuidado do coração, confira a nossa live com a Dra. Maria Emília Lueneberg e o Dr. Maurício Laerte Silva.

[https://www.youtube.com/watch?v=xtrs61SLSNE]

Agende seu ecocardiograma em Florianópolis na Unicardio

Agora que você já sabe mais sobre esse procedimento, como ele é realizado e quais são as orientações a serem seguidas, faça o agendamento do seu ecocardiograma em Florianópolis conosco. Nós somos uma clínica especializada em cardiologia e contamos com profissionais altamente capacitados.

Agende uma consulta conosco para avaliação individual, veja se realmente há a necessidade de realizar esse exame e, caso sim, faça aqui mesmo na nossa clínica. Entre em contato para saber mais detalhes e marcar seu horário.

Material escrito por:
Médico Cardiologista - CRM/SC 4101 RQE 1132

Diretor técnico da Unicardio, o Dr. Harry Correa Filho é formado em medicina pela UFSC e especialista em cardiologia pelo Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, onde já foi diretor. É professor de cardiologia na Unisul e Pesquisador de estudos clínicos, como EMERAS, ISIS 4, PARAGON, PLATO e TRILOGY.

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.