A gente sabe que algumas comidas são irresistíveis, afinal quem não gosta de batata frita, hambúrguer e sorvete? Mas existem diversos alimentos que prejudicam o coração, como sódio e gorduras saturadas. Além de modificarem o funcionamento cardíaco, eles podem levar ao surgimento de diversas doenças, como obesidade e hipertensão, e, consequentemente, reduzir a qualidade de vida.
Ouça este conteúdo:
Para garantir a saúde e o bem-estar mental e físico, é preciso adotar uma dieta saudável e equilibrada. Ao incluir vitaminas, minerais, nutrientes e proteínas nas refeições, é possível manter o sistema cardiovascular funcionando adequadamente e o sistema imunológico fortalecido, prevenindo o desenvolvimento de doenças.
Mas afinal, quais são os alimentos que prejudicam o coração e o que não pode faltar em uma refeição para que ela seja considerada saudável? Falaremos sobre isso a seguir!
Quais são os principais alimentos que prejudicam o coração
Vilão |
O que causa |
O que evitar |
Sal |
O sódio eleva a pressão arterial, endurece as artérias e modifica a função renal, aumentando as chances de infarto e derrame. |
Utilizar muito sal na comida, carnes embutidas (salsicha, mortadela, salame), salgadinhos, carnes processadas, temperos prontos e fast-food. |
Gordura saturada |
Aumenta os níveis de colesterol ruim no sangue e leva ao depósito de placas nas artérias, podendo causar infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). |
Manteiga, queijo e leite integral, banha de porco, frituras, carnes gordas, bolos e tortas. |
Gordura trans |
Aumenta as taxas de colesterol ruim, reduz os níveis de colesterol bom e eleva os riscos de desenvolver obesidade, processos inflamatórios no organismo, diabetes e outros problemas cardíacos. |
Frituras, fast-food, margarina, pipoca de micro-ondas, macarrão instantâneo, massa folhada e salgadinhos. |
Açúcar |
Pode levar à obesidade, diabetes e colesterol alto, além de obstruir as artérias, podendo desencadear diversas doenças cardiovasculares. |
Utilizar muito açúcar, sucos industrializados, balas, refrigerante e doces, em geral. |
É importante destacar que é possível consumir esses alimentos que prejudicam o coração, desde que com cautela. Por exemplo, a Organização Mundial da Saúde recomenda que o máximo de açúcar que pode ser consumido é 25 gramas por dia, que equivale a duas colheres de sopa.
Nos demais momentos, é possível substituí-lo por:
- mel;
- melado;
- açúcar de coco ou mascavo.
A orientação em relação ao sódio é não ultrapassar 2 gramas diários. Caso contrário, aumentam os riscos, principalmente, de desenvolver hipertensão, problema que já afeta de 3% a 11% da população mundial. Na hora de cozinhar, é possível utilizar temperos frescos para dar sabor ao prato e reduzir a necessidade de tanto sal.
Para que não sejam prejudiciais e até letais, visto que interferem diretamente nas taxas de colesterol, as gorduras estão limitadas, diariamente, da seguinte forma:
- trans: 1% do total calórico;
- saturadas: 10% das calorias totais ingeridas.
O que não pode faltar em uma dieta saudável
Além de conhecer os principais alimentos que prejudicam o coração, é importante saber o que deve fazer parte de uma refeição para que ela seja saudável e equilibrada. Confira:
- fontes de fibras, como aveia, feijão e frutas diversas;
- óleos de origem vegetal, como girassol e azeite de oliva;
- leguminosas, como ervilha, lentilha e grão-de-bico;
- cereais integrais;
- produtos lácteos desnatados;
- frutas, principalmente as de casca vermelha;
- legumes e
- verduras.
Dentre os alimentos acima, ganham destaque frutas, verduras e legumes, que reduzem em até 30% as chances de infarto quando consumidos diariamente.
Para receber uma dieta personalizada e, assim, não faltar nenhum nutriente na sua alimentação, é importante procurar um profissional especializado. Na Unicardio, além dos especialistas em cardiologia, contamos com a nutricionista Luiza Kuhnen, tornando o seu tratamento multidisciplinar e muito mais efetivo.
Quer saber mais sobre a importância da alimentação para a sua saúde?
Baixe agora mesmo o nosso E-book: Proteja o coração com a ajuda dos alimentos.