artigos unicardio

O que fazer nas férias para cuidar da saúde

O período de recesso de final de ano é marcado caracteristicamente pelas viagens, saídas em grupo e muitas outras atividades que incluem encontros sociais. Este ano, devido à pandemia de COVID-19, alguns cuidados precisam ser tomados. Nesse sentido, muita gente está querendo saber o que fazer nas férias para cuidar da saúde e se divertir.

Algumas pessoas têm o hábito de sair da rotina quando não há compromisso com o trabalho. Para elas, férias também significa não precisar se comprometer com nada, nem com o horário para dormir, para as refeições e para a atividade física.

Sabemos que acordar sem o despertador tocando, comer quando há fome, almoçar um hambúrguer, ao invés de salada, comer fora de hora e não praticar exercícios, mesmo que em casa,  é bem mais atrativo, principalmente quando se está de recesso.

O problema de sair tanto da rotina é que após os 10, 15, 20 ou 30 dias de vida descompromissada, o organismo sente a diferença por não estar acostumado à mudança de hábitos.

Isso não quer dizer que você deve continuar acordando no mesmo horário em que habitualmente desperta para ir trabalhar ou deixar de fazer as coisas que gosta para não sair da linha.

Você pode, e deve, aproveitar esses dias sem muito compromisso. Descansar também é uma forma de cuidar da saúde e há muito o que fazer nas férias para manter a saúde em dia, sem abrir mão de curtir a folga.

Neste artigo vamos te ajudar mostrando o que fazer nas férias para curtir o período de descanso da melhor forma, mesmo em um período marcado pelas incertezas da pandemia de COVID-19.

O que fazer nas férias para se cuidar e aproveitar

Com as restrições que diminuem ou impedem o contato social e as aglomerações, ir ao cinema, viajar e frequentar locais como bares e restaurantes cheios não são as melhores opções para este ano.

Porém, existem algumas atividades que você pode fazer durante as férias para poder curtir esse momento com saúde e sem deixar o lazer de lado.

Confira o que fazer nas férias de 2021 e ficar com a saúde em dia:

Realizar exames de rotina

Ir ao médico não é uma coisa que as pessoas costumam fazer quando estão de férias. Talvez seja porque entendem isso como um compromisso a ser marcado para outro período do ano.

Mas, talvez, seja bom repensar e agendar o check-up em um dos dias de folga, por algumas razões:

1. O período de férias é quando você consegue ir ao médico sem pressa, sem se preocupar em ter de ir correndo para a consulta e voltar rápido para o trabalho.

2. Muitas clínicas dispõem dos exames no mesmo local do consultório e, às vezes, já ao sair da consulta, é possível realizar os exames, com toda a higienização e proteção contra o COVID-19. Quando você está trabalhando, a tendência é deixar os exames para depois e, dificilmente, eles são feitos como deveriam.

3. Como a maior parte das pessoas tem o mesmo pensamento, de não ir ao médico nas férias, e há muitas outras em casa nesse período, há menos pacientes aguardando atendimento, o que torna a consulta ao médico mais tranquila.

Inclusive, em tempo de pandemia, este é um dos períodos onde terá menor aglomeração nas ruas. Afinal, as pessoas estarão em casa e com menor necessidade de sair, já que também estarão de férias.

Orientação nutricional

Você cuida da sua alimentação durante o ano? Ótimo! Aproveite as férias para reforçar a atenção que você dá para a sua dieta.

Mesmo que você já faça um acompanhamento com um nutricionista, as férias podem ser um bom período para fazer uma consulta de retorno, para avaliar os benefícios alcançados e ajustes necessários.

Agora, caso você se cuida somente com o conhecimento popular, de que é preciso comer salada, frutas, proteínas e outros alimentos de forma equilibrada, usar um dia de folga para buscar a orientação nutricional correta pode lhe fazer muito bem durante todo o ano que está por vir!

Vale lembrar que a alimentação desregrada, além de trazer males para o corpo, aumenta os riscos de diabetes, que é uma doença considerada fator de risco para o Coronavírus, pois pessoas com a condição têm maior chance de complicações.

Atualização do cartão de vacinas

Isso é algo com que os adultos costumam ser muito desatentos: a manutenção das vacinas em dia. Enquanto são os pais que fazem esse controle, a possibilidade de as vacinas serem feitas no período certo é maior. Mas, quando essa responsabilidade deixa de ser deles, o controle da vacinação, geralmente, falha.

O que você pode fazer nas férias para colocar isso em dia é simples: ir até um posto de saúde, com a carteira de vacinação desatualizada, para quitar essa falta. Assim, você se manterá protegido e poderá aproveitar a vida sem ter de se preocupar com isso.

Não é porque a vacina de COVID-19 ainda não está disponível para a população que as outras já existentes não mereçam atenção!  Doenças que podem ser facilmente prevenidas pelas vacinas também são graves e você quer passar longe delas, não é mesmo?

Adapte seus hábitos

Se você gosta de praticar exercícios e comer algo diferente de vez em quando, aproveite para fazer isso em casa no tempo que tiver vontade.

Pular corda, fazer flexões e outros exercícios de pequena complexidade podem ser feitos na sala ou em outro ambiente espaçoso e fazem bem para o corpo todo, inclusive para o coração. Se for fazer esporte ao livre é sempre importante reforçar:

  • dê preferência por esportes individuais;
  • mantenha a distância;
  • não use equipamentos de outras pessoas e
  • beba muita água

E lembre-se: o exercício físico não deve ser abandonado mesmo durante a restrição social!

E em relação à alimentação, que tal aprender fazer algo novo por meio das receitas disponíveis em diversos portais na internet?

Além de aprender algo novo para se distrair, você pode comer algo diferente do que está acostumado na rotina e muito mais saudável.

Agora que você já sabe o que fazer nas férias, que tal continuar antenado nas nossas novidades? Aproveite por marcar sua presença em nossas redes sociais! Curta nossa página no Facebook, nos siga no Instagram e fique por dentro dos temas interessantes que abordamos no canal do YouTube!

Material escrito por:

Harry Correa Filho

Cardiologista

CRM/SC 4101 RQE 1132

  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Conclusão 1985)
  • Especialização em Clínica Médica no Hospital Governador Celso Ramos em Florianópolis/SC (1986-1987)
  • Residência em Cardiologia no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC/1988-1989)
  • Especialização em Gestão e Saúde Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL/2004-2005)
  • Diretor do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (Gestão 2003-2008)
  • Professor de Cardiologia na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Coordenador de diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2012-2013)
  • Pesquisador de estudos clínicos, como EMERAS, ISIS 4, PARAGON, PLATO e TRILOGY
  • Diretor do FUNCOR – Sociedade Brasileira de Cardiologia (2016-2017)(SOCESC)
  • Diretor de cominucação SBC nacional (20220- 2021)
  • Membro da comissão nacional de titulo de especialista em cardiologia da SBC
  • Fellow da sociedade europeia de cardiologia (ESC) (Diretor da FUNCOR )

Curtiu? entao compartilhe com alguem que precisa.

E-BOOKS

OUTROS ARTIGOS

Fique por dentro

Que tal se cadastrar na nossa newsletter e ficar por dentro de tudo que rola na Unicardio?
Você vai receber dicas de saúde, novidades sobre exames e conhecer melhor nossos serviços e equipe.