6 mitos e verdades sobre diabetes

Por: - Médico Cardiologista - CRM/SC 6716 RQE 2959
Publicado em 16/11/2022

6 mitos e verdades sobre diabetes

Quando o assunto é saúde, ter boas informações é essencial para sabermos como nos cuidar e quais são os sinais de alerta que precisamos ficar atentos, seja para procurar ajuda médica ou outra conduta emergencial. Por isso, também é importante conhecer os mitos e verdades sobre diabetes.

Afinal, essa é uma doença séria e, quando não controlada adequadamente, pode gerar sequelas graves, principalmente ao coração. Não podemos “brincar” com esse tema e é sempre bom conhecer a respeito dele, mesmo se você não é diabético.

Então, vamos aprender mais? Veja este material que preparamos!

O que é a diabetes?

Antes de tudo, precisamos entender o que é a diabetes e os dois tipos principais dessa doença. Em resumo, trata-se dos altos níveis de glicose no sangue, sem que essas moléculas entrem nas células e se transformem em energia.

O tipo 1 é autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico da pessoa ataca as células do pâncreas que produzem insulina. Vale saber que é essa substância a responsável por diminuir a glicose na circulação sanguínea.

Assim, a diabetes tipo 1 costuma ser diagnosticada ainda na infância ou adolescência. Para esses pacientes, sempre será necessário realizar aplicações de insulina.

Já o tipo 2 está relacionado aos hábitos ruins de vida, como alimentação cheia de açúcares e carboidratos, além do sedentarismo. Com isso, o corpo gera uma resistência à insulina. Todavia, nem sempre é necessário tomar injeções desse hormônio. Alguns pacientes conseguem controlar a doença apenas com mudanças na dieta.

Mitos e verdades sobre diabetes

Agora que você já entendeu o que é o problema, chegou a hora de conhecer os mitos e verdades sobre diabetes. Confira!

Apenas pessoas obesas têm diabetes: mito!

Apesar de o diabetes tipo 2 ser associado à alimentação pouco saudável e falta de exercícios físicos (condições que também podem levar à obesidade), pessoas de qualquer forma física podem desenvolver a doença.

É por isso que todos precisam ter bons hábitos e fazer check-ups médicos periódicos, quando pode-se realizar exames de medição da glicose.

É uma doença silenciosa: verdade!

Na maioria das vezes, o paciente diabético não tem nenhum sintoma. Isso é um problema, pois, quando está descontrolada, a diabetes causa danos ao corpo, como o enrijecimento dos vasos sanguíneos, algo que pode aumentar o risco de infarto.

No entanto, algumas pessoas percebem certos incômodos, como ter muita sede e fome, urinar em grande quantidade e visão turva.

Leia também: 7 dicas para manter a saúde do coração

Mito ou verdade? Diabetes tem cura: mito!

Infelizmente, nenhuma das duas formas de diabetes tem cura. Porém, como já mencionamos, o ideal é controlar a doença. Assim, é possível viver de forma plena.

O diabético pode continuar consumindo doces: verdade!

Esse item pode ser uma surpresa, mas o paciente diabético pode comer doces, mas com moderação.

É importante medir a glicose antes de consumir esse tipo de alimento para saber a quantidade que não irá colocar a saúde em risco.

Algo que também é essencial é ter o acompanhamento de um nutricionista, que irá ajudar muito na hora de saber o que comer ou não.

As aplicações de insulina podem gerar dependência química: mito!

Essa é uma crença bem preocupante, pois pode levar algumas pessoas – que precisam da insulina – a não realizaram o tratamento.

As aplicações do hormônio, quando prescritas pelo médico, são fundamentais para a saúde do paciente diabético.

É possível viver bem mesmo com a diabetes: verdade!

É uma grande verdade! Quando os cuidados são feitos corretamente, com o auxílio de um médico especialista, uso da medicação e mudanças de hábitos, é possível ter qualidade de vida, mesmo que a diabetes continue ali.

Para diabéticos e não diabéticos: visite sempre o médico

As consultas periódicas com o médico endocrinologista – o especialista que cuida das questões hormonais do corpo – é muito importante para evitar a diabetes ou para controlá-la, caso ela já tenha aparecido.

Também é bom visitar o cardiologista, pois essa doença afeta o sistema cardiovascular e pode deixar sequelas.

A boa notícia é que aqui, na Unicardio, temos profissionais dessas duas especialidades, prontos para cuidar bem de você! Pelo nosso site, é possível marcar as consultas.

Leia também: Como é a consulta com o endocrinologista?

Gostou de conhecer os mitos e verdades sobre diabetes?

Esperamos que este material tenha te ajudado a aprender mais sobre essa doença, na qual  precisamos ficar sempre atentos. Isso porque os números que envolvem a diabetes apenas crescem. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem cerca de 16,8 milhões de diabéticos (5º país no ranking mundial). Para 2030, a estimativa é que essa taxa alcance 21,5 milhões. Então, nunca é demais obter conhecimento!

Como te informar bem é uma das nossas missões, também convidamos você a nos seguir em nossas redes sociais, onde publicamos conteúdos importantes como esse. Estamos no InstagramTikTok e no Facebook.

Material escrito por:
Médico Cardiologista - CRM/SC 6716 RQE 2959

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1989-1995); Residência em Clínica Médica no Hospital Universitário da Universidade...

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.