artigos unicardio

6 causas de palpitações

O nosso coração bate cerca de 104 mil vezes por dia e nós nem percebemos. Porém, quando passamos a sentir esses batimentos, começa a surgir o medo e a pergunta: quais as causas de palpitações?

As palpitações envolvem as situações em que conseguimos sentir o coração batendo e nos mostra que o ritmo dele está desregulado. No entanto, a boa notícia é que, geralmente, essa condição é gerada por fatores simples e que não precisam de preocupação.

Todavia, precisamos também conhecer os sinais de alerta de que algo não vai bem com a nossa saúde cardíaca e, a partir disso, procurar ajuda médica.

Vamos te explicar todos os detalhes neste material que preparamos. Não deixe de ler!

As principais causas de palpitações

Listamos as causas mais comuns das palpitações e você verá que a grande parte delas representa ações corriqueiras da vida. Contudo, algumas doenças também podem estar envolvidas.

Estresse e ansiedade

Quem já viveu um dia muito estressante sabe que esse sentimento é uma das causas de palpitações. Nessas situações, o nosso corpo libera os hormônios adrenalina e cortisol, que impactam no ritmo dos batimentos cardíacos.

A ansiedade é outro fator, principalmente nas pessoas que sofrem as formas patológicas dela, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Palpitações, tremores e formigamentos são sintomas comuns. No entanto, é sempre bom procurar auxílio médico para receber o tratamento adequado, seja ele no aspecto de saúde mental ou física.

Consumo excessivo de bebidas estimulantes

Energéticos, café, chás e bebidas com guaraná podem estar por trás das causas de palpitações. A cafeína presente nelas obriga o coração a aumentar a quantidade de sangue que é bombeado para o corpo.

As bebidas alcoólicas também geram o desequilíbrio nos batimentos, mas pelo fato de que diminui a concentração de magnésio, um mineral importante para o coração.

Entre as causas de palpitações: os exercícios físicos intensos

Também é normal sentir as palpitações após se exercitar intensamente. Isso acontece porque o organismo precisa de mais energia para funcionar adequadamente. A energia é levada por meio do sangue bombeado, que carrega nutrientes e oxigênio para os tecidos.

Medicamentos

Alguns remédios podem ser as causas de palpitações, em razão das substâncias que possuem ou como agem no corpo.

Veja esses exemplos: antidepressivos, bombinhas de asma, reguladores de hormônios da tireoide e outros. Portanto, converse com o seu médico para saber se as alterações no ritmo cardíaco são efeitos normais ou não.

A arritmia como uma das causas de palpitações

A arritmia é uma condição de saúde que desregula o ritmo dos batimentos cardíacos, podendo deixá-los mais acelerados ou lentos. Segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), cerca de 20 milhões de brasileiros lidam com essa situação.

Existem os tipos benignos e malignos. É essa última categoria que requer maior preocupação, pois pode ser gerada pelo acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, hiper ou hipotireidismo e falhas nas válvulas do coração, entre outros fatores.

Quando não controlada, a arritmia maligna pode levar ao infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e até morte súbita.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre arritmia cardíaca

Outros problemas de saúde

Alguns outros problemas de saúde também podem ser as causas de palpitações. Estamos falando da anemia, desidratação, alterações na tireoide e Doença de Chagas.

Quando é preciso se preocupar com as palpitações?

Preocupe-se com as palpitações quando eles chegarem acompanhadas desses outros sintomas:

  • falta de ar;
  • dor no peito;
  • tonturas;
  • desmaios;
  • tosse;
  • as palpitações demoram mais de 1 hora para passar.

Esses são os indícios de que os batimentos irregulares são gerados por condições de saúde que merecem uma avaliação profissional.

A dica é simples: procure o médico cardiologista. Na Unicardio, temos uma equipe à disposição para te atender, assim como realizamos vários exames para a obtenção correta do diagnóstico. Você pode marcar a sua consulta pelo nosso site.

Após saber as causas de palpitações, veja como aliviá-las

Como mencionamos, é importante realizar uma consulta com o médico cardiologista. Porém, quando você sabe que as causas de palpitações não envolvem algo mais sério, coloque em prática algumas condutas para que o coração volte a bater normalmente.

Primeiro, deite-se e tente relaxar. Respire profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Também é válido beber um copo de água. Enfim, quando você acalma o corpo, o coração também entra no ritmo certo.

Ficou com mais alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato com os nossos especialistas e mande a sua pergunta. Estamos te esperando!

Material escrito por:

Harry Correa Filho

Cardiologista

CRM/SC 4101 RQE 1132

  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Conclusão 1985)
  • Especialização em Clínica Médica no Hospital Governador Celso Ramos em Florianópolis/SC (1986-1987)
  • Residência em Cardiologia no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC/1988-1989)
  • Especialização em Gestão e Saúde Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL/2004-2005)
  • Diretor do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (Gestão 2003-2008)
  • Professor de Cardiologia na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Coordenador de diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2012-2013)
  • Pesquisador de estudos clínicos, como EMERAS, ISIS 4, PARAGON, PLATO e TRILOGY
  • Diretor do FUNCOR – Sociedade Brasileira de Cardiologia (2016-2017)(SOCESC)
  • Diretor de cominucação SBC nacional (20220- 2021)
  • Membro da comissão nacional de titulo de especialista em cardiologia da SBC
  • Fellow da sociedade europeia de cardiologia (ESC) (Diretor da FUNCOR )

Curtiu? entao compartilhe com alguem que precisa.

E-BOOKS

OUTROS ARTIGOS

Fique por dentro

Que tal se cadastrar na nossa newsletter e ficar por dentro de tudo que rola na Unicardio?
Você vai receber dicas de saúde, novidades sobre exames e conhecer melhor nossos serviços e equipe.