Manter hábitos saudáveis no dia a dia é fundamental para a prevenção de diversas doenças, tanto as que afetam o coração quanto as que impactam os demais órgãos. Além disso, também proporcionam maior bem-estar e qualidade de vida.
No entanto, sabemos que, com a correria da rotina, cuidar da saúde nem sempre entra na lista dos afazeres. Ainda bem que podemos ter o auxílio dos médicos endocrinologistas. Eles são os responsáveis por cuidar do sistema endócrino, que envolve os hormônios e, consequentemente, o funcionamento de todo o corpo.
Mais do que isso, esse especialista também é um profissional muito importante na prevenção e tratamento das doenças cardíacas, juntamente com o cardiologista. O Dr.Paulo Freitas (CRM/SC 7564 RQE 3776), endocrinologista da Unicardio, explica o motivo, além de nos dar dicas valiosas para uma vida mais saudável.
Não deixe de conferir esse material que preparamos. Continue lendo!
Hábitos saudáveis para fazer parte da sua rotina
O Dr. Paulo já começa a sua explicação abordando a obesidade, uma doença que pode gerar diversas outras enfermidades no nosso corpo, mas, principalmente, ao sistema cardiovascular. Como exemplos, temos o aparecimento de hipertensão, níveis alterados de colesterol e diabetes tipo 2 como consequência da obesidade.
Por isso, para prevenir o sobrepeso e a consequente obesidade, é importante adquirir alguns hábitos saudáveis. Primeiramente, é fundamental adotar uma reeducação alimentar, baseada em uma dieta com as seguintes condutas:
- ingestão de pouca gordura saturada de origem animal;
- aumento do consumo de saladas e grelhados;
- consumo de alimentos com fibras, que aumentam a saciedade;
- diminuição de sucos e refrigerante;
- consumo moderado de açúcar;
- boa hidratação com água.
Segundo o especialista, outro fator importante é a realização de exercícios físicos regulares. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de, pelo menos, 150 minutos de atividades por semana, com movimentos moderados. Outra opção é fazer 75 minutos de exercícios pesados.
E se mesmo com essas medidas eu não conseguir manter o peso?
Caso a reeducação alimentar se faça presente, juntamente com os exercícios físicos, e ainda assim o paciente encontre dificuldades com o peso, é importante que um endocrinologista seja consultado. O especialista irá analisar profundamente as condições de saúde do paciente e também poderá receitar determinados remédios que irão contribuir com o processo de emagrecimento.
“Hoje, dispomos de medicamentos considerados seguros para o coração”, explicou o Dr Paulo Freitas. Após análise do perfil de cada pessoa, ele opta pela medicação mais adequada, de maneira individualizada.
Alguns medicamentos podem ajudar na perda de peso, mas eles devem ser prescritos pelo médico.
Você já ouviu falar sobre a liraglutida?
No bate-papo que fizemos com o médico, ele esclareceu acerca do remédio liraglutida, uma injeção aplicada na barriga, que aumenta o hormônio GLP-1. Essa substância promove a saciedade e, dessa forma, o paciente come menos e sente-se satisfeito.
Além disso, reduz o apetite e não interfere na pressão arterial, assim como não provoca efeitos colaterais a nível do sistema nervoso central, como irritabilidade, insônia e ansiedade. Na dose de 3 mg, consegue gerar a perda de até 15% do peso corporal inicial.
“Além de não aumentar os riscos para o coração, é capaz de ajudar na saúde cardiológica”, completou o Dr. Paulo, acrescentando que o produto também pode auxiliar no tratamento da diabetes.
No entanto, todo medicamento deve ser ingerido apenas após a prescrição médica e com o acompanhamento do especialista.
Outros hábitos saudáveis preciosos
Cuidar bem da saúde vai além da alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos. Portanto, confira esses outros hábitos saudáveis essenciais.
Não fumar
Por mais que os malefícios do tabagismo sejam muito divulgados, é sempre bom relembrar o quanto a nicotina e as outras substâncias tóxicas são prejudiciais ao nosso corpo.
A fumaça do cigarro, por exemplo, deixa as veias e artérias mais estreitas, sem esquecer do fato de que agride as paredes internas desses vasos. Dessa forma, aumenta os riscos de formar placas de gordura e prejudicar a circulação sanguínea.
Então, caso você esteja sofrendo com o vício em cigarro, procure ajuda. Todo o seu corpo irá agradecer pela interrupção do tabagismo.
Dormir bem faz parte dos hábitos saudáveis
Ter uma boa noite de sono também é fundamental para a saúde e bem-estar. Enquanto dormimos, o nosso corpo se recupera do estresse enfrentado pelos tecidos, órgãos e outras partes durante o dia.
Recomenda-se, em média, oito horas de sono para os adultos. No entanto, é importante que ele seja de qualidade, ou seja, sem interrupções ou desconfortos.
Dormir bem ajuda a manter o peso ideal, melhora a imunidade, promove maior concentração e também diminui os riscos de doenças cardiovasculares.
Faça check-ups médicos periódicos
No meio dos hábitos saudáveis, devemos lembrar do check-up periódico. Com as consultas e exames, é possível prevenir doenças, receber dicas específicas para o nosso bem-estar e, caso algum problema apareça, começar a tratar quanto antes.
Você tem alguma dúvida sobre os hábitos saudáveis?
Por mais simples que sejam, sempre surgem perguntas a respeito de como manter hábitos saudáveis e que se adéquem à rotina. Você ficou com essas dúvidas?
Venha conversar com os nossos especialistas. Você pode entrar em contato pelo nosso site ou WhatsApp. Estamos esperando!