Quando procurar endocrinologista para emagrecer?

Por: - Endocrinologista - CRM/SC 7564 RQE 3776
Publicado em 08/04/2021

Quando procurar endocrinologista para emagrecer?

Muitas pessoas se perguntam se é necessário procurar um endocrinologista para emagrecer ou se apenas o acompanhamento com um nutricionista é o suficiente para se obter os resultados desejados. A resposta a esta pergunta depende diretamente da causa da obesidade que, em alguns casos, pode ter origem na desregulação dos hormônios.

A endocrinologia é a especialidade da Medicina que estuda as glândulas, órgãos que fazem a produção dos hormônios. Esses últimos são responsáveis por controlar diferentes processos do corpo, inclusive o metabolismo que, quando desacelerado, pode provocar o ganho de peso excessivo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2003 e 2019, houve um grande aumento na proporção de obesos com mais de 20 anos no Brasil, passando de 12,2% para 26,8%. Ou seja, em média 1 a cada 4 pessoas sofrem de obesidade.

Esse número é ainda maior quando falamos sobre excesso de peso, sendo que 60,3% da população acima de 18 anos está acima do limite recomendado para uma vida saudável. Isso corresponde a mais de 95 milhões de pessoas. Esses dados trazem reflexões profundas sobre o quanto é necessário que esse problema seja combatido.

Neste conteúdo, falaremos sobre a importância de se manter no peso ideal, as consequências da obesidade e quando é preciso procurar um endocrinologista para emagrecer. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

Qual é a importância da manutenção do peso ideal?

Antes de falar sobre a importância da endocrinologista para emagrecer, é essencial definirmos o que constitui o excesso de peso. Dentro da Medicina, essa análise é feita em um indivíduo de acordo com o seu IMC, ou seja, índice de massa corporal.

Para fazer esse cálculo, divide-se o peso em quilogramas pelo quadrado da altura, em metros. Se o resultado for entre 18,5 e 24,9, o paciente está na faixa de normalidade. Caso não esteja, existe a classificação de sobrepeso e obesidade de classe 1, 2 ou 3.

Quais são os riscos da obesidade?

O que muitas pessoas não sabem é que não é apenas a obesidade que representa um risco para a saúde, mas sim qualquer excesso de peso. As consequências são sérias e muito amplas.

Dentre as principais, podemos destacar o desenvolvimento de:

  • diabetes;

  • hipertensão;

  • patologias cardiovasculares, como doenças coronárias e AVCs;

  • falta de ar;

  • alguns tipos de câncer;

  • micoses, celulites e outros problemas de pele e

  • mudanças na produção de hormônios.

De forma geral, também há o aumento da mortalidade. Todos esses riscos mostram a importância de as pessoas procurarem um endocrinologista para emagrecer e adotarem uma vida mais saudável. A partir disso, é possível perder peso da forma correta, sem apelar para dietas extremistas ou outras opções que podem ser danosas para a saúde.

Qual é a diferença entre o endocrinologista e o nutricionista para o tratamento de sobrepeso?

Muitas pessoas ficam se perguntando se é realmente necessário contar com a ajuda do endocrinologista para emagrecer. Para compreender a real importância dessa especialidade, deve-se entender a diferença entre essa especialidade médica e o nutricionista.

O nutricionista é um profissional que também trabalha na saúde, mas foca nos alimentos e os seus efeitos para o corpo. Ele considera os valores nutricionais e as necessidades de cada paciente para traçar uma dieta personalizada e adequada para o seu estilo de vida. No caso da perda de peso, por exemplo, o nutricionista irá montar um plano em que haja a diminuição na quantidade de calorias ingeridas, fazendo o corpo queimar a gordura disponível e, consequentemente, emagrecer.

Já o endocrinologista é o médico responsável por estudar as glândulas e hormônios que têm grande influência no peso. Existem muitas pessoas que seguem um estilo de vida saudável e não conseguem baixar os números na balança por problemas hormonais, os quais se apresentam como mais comuns:

  • Síndrome de Cushing: aumento anormal dos hormônios do estresse;

  • Síndrome dos Ovários Policísticos: aumento anormal dos hormônios masculinos;

  • Hipertireoidismo: diminuição dos hormônios produzidos pela tireoide e

  • Hipogonadismo: mau funcionamento dos testículos ou ovários.

Quando é indicado procurar um endocrinologista para emagrecer?

Como já falado anteriormente, uma das razões do ganho de peso pode ter relação com os hormônios, por isso, indicamos procurar um endocrinologista para emagrecer sempre. Esse especialista irá avaliar o quadro clínico considerando o histórico familiar e, caso ache necessário, irá solicitar exames para verificar se está tudo certo, como um hemograma completo, ultrassom ou ressonância de glândulas.

Por meio do seu conhecimento sobre como o corpo funciona, o metabolismo e a grande influência hormonal, o médico endocrinologista poderá definir qual é o tratamento mais indicado, assim como determinar se é necessário o uso de algum medicamento.

Esperamos que agora você saiba o quão importante é marcar uma consulta com um endocrinologista para emagrecer. Se ainda restar alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco.

Material escrito por:
Endocrinologista - CRM/SC 7564 RQE 3776

O Dr. Paulo de Tarso é formado em medicina pela UFSC e especialista em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital Brigadeiro de São Paulo. O médico é Presidente da Câmara Técnica de Endocrinologia do CRM, também, desde 2013.

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.