Não é segredo para ninguém que o coração é um órgão essencial para a nossa sobrevivência. É ele que recebe e bombeia o sangue para todas as outras partes do corpo e, assim, leva oxigênio e nutrientes. Porém, o que acontece quando o coração não consegue desempenhar suas tarefas? Nessas situações, há Insuficiência Cardíaca
Essa condição é perigosa e pode ser gerada por diversos fatores. Como você já deve ter percebido, a principal característica é o fato de que o coração tem dificuldade de receber e bombear o sangue. Assim, ocorrem vários sintomas e todo o organismo sofre.
Os dados sobre o assunto também são alarmantes. Segundo o estudo Global Burden of Disease (Carga Geral de Doenças), de 2019, cerca de 4 milhões de pessoas, em todo o mundo, sofrem com essa enfermidade.
Você quer entender mais sobre a insuficiência cardíaca? Nós vamos te explicar tudo sobre o problema e, principalmente, os sinais de alerta para que você saiba quando procurar a ajuda de um médico cardiologista. Acompanhe na leitura!
Os tipos de insuficiência cardíaca
A definição dessa condição médica é simples, porém ela é uma doença complexa e pode se apresentar de diversas formas, como por exemplo:
– aguda: é a que surge por algum problema súbito, como infarto ou miocardite.
– crônica: é aquela que se desenvolve no decorrer do tempo, de maneira progressiva, como a relacionada à hipertensão arterial ou doenças das válvulas cardíacas.
– descompensada: quando o paciente com a forma crônica não obtém o tratamento medicamentoso adequado, ou não segue as recomendações médicas, temos uma agudização da doença.
Quais são as causas da insuficiência cardíaca?
Você deve estar se perguntando o que faz o coração desenvolver essa doença, não é mesmo? Então, saiba que muitas enfermidades que afetam o sistema cardiovascular, quando não tratada corretamente, podem desencadear Insuficiência Cardíaca.
Os dois fatores mais comuns são:
– infarto: trata-se da interrupção abrupta do fluxo de sangue para alguma área do músculo do coração. Isso danifica os tecidos cardíacos, levando à morte das células musculares cardíacas, que é chamada de necrose.
– hipertensão: é o aumento da pressão dentro das artérias do corpo. Isso faz com que o coração precise ter mais força para bombear o sangue. Com o tempo, o órgão se dilata e tem dificuldades para cumprir com sua função;
Além desses mais comuns também temos:
- Miocardite
- Alcoolismo
- Doenças das valvas cardíacas
- Arritmias
- Doença de Chagas
Os sintomas da insuficiência cardíaca
Chegou o momento de conhecer os sintomas da insuficiência cardíaca. Portanto, atenção se você perceber: falta de ar; cansaço excessivo; inchaço nas pernas e nos pés; confusão mental e problemas de memória; dificuldade para dormir; abdômen inchado; perda de apetite; e mais vontade de urinar à noite.
Procure ajuda de um cardiologista!
Você se identificou com os sintomas que citamos acima? Caso sim, não perca tempo e procure o auxílio de um médico cardiologista. Além do exame físico, feito no próprio consultório, o especialista também poderá pedir os seguintes testes: ecocardiograma; eletrocardiograma; radiografia de tórax; teste ergométrico, entre outros.
Vale lembrar que, quando não tratada, a insuficiência cardíaca pode gerar graves danos ao paciente. Por exemplo, impactar no funcionamento dos rins, gerando a necessidade de diálise, prejudicar o fígado, ocasionar infarto e até mesmo levar à morte.
Os tratamentos da insuficiência cardíaca
Entendemos que esse problema pode assustar, mas saiba que é possível tratá-lo e ter uma vida plena, mesmo que não exista uma cura definitiva para o tipo crônico da insuficiência. Para a maioria dos pacientes, o uso de medicamentos será imprescindível.
Também existe a Terapia de Ressincronização Cardíaca, quando é implantado um aparelho no paciente, como um marcapasso, para auxiliar nos batimentos do coração. Podem ser indicados ainda os procedimentos cirúrgicos para tratar algum problema estrutural do órgão, como uma válvula cardíaca doente.
Consulte um especialista
Você percebeu que a insuficiência cardíaca é um assunto sério. Portanto, caso tenha ficado alguma dúvida sobre esse problema, venha conversar com nossos especialistas. Você também pode marcar uma consulta pelo site.
Estamos te esperando!