A maioria das pessoas deixa para ir ao cardiologista e realizar os exames do coração somente quando há indicação médica. Poucas pessoas planejam a consulta ao especialista para verificar a saúde cardiovascular de maneira preventiva. Afinal, quando foi a última vez que você foi ao cardiologista só para saber como estava seu coração?
Isso vai de encontro aos números expressivos das doenças cardiovasculares.
Elas são as que mais causam vítimas fatais no mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), só no Brasil acontecem cerca de 1100 óbitos por dia devido a problemas cardíacos, 1 pessoa a cada 90 segundos.
Os dados da SBC revelam que as doenças cardiovasculares matam 2 vezes mais que todos os tipos de câncer juntos; 2,3 vezes mais que todas as causas de acidentes e violência e 3 vezes mais que todas as infecções, e isso inclui a AIDS.
Por isso, as consultas preventivas fazem muito bem à saúde. Quando os check-ups iniciam cedo, conforme o recomendado, há maiores chances de as visitas periódicas ao cardiologista tornarem-se um hábito. Sem contar que o receio em realizar os exames do coração ou de que algo esteja, de fato, afetando a saúde deixa de existir, já que a atenção está voltada para a prevenção.
As orientações médicas também colaboram para a adoção de um estilo de vida mais saudável, que beneficia muito a saúde do coração. As principais recomendações são:
- ter uma alimentação balanceada;
- praticar atividades físicas regularmente;
- consumir moderadamente bebidas com teor alcoólico e
- não fumar.
As pessoas que seguem essas quatro recomendações estão se prevenindo de doenças coronarianas e diminuindo a possibilidade de que sua saúde seja afetada pelos maus hábitos de vida.
Saiba mais sobre a importância da prevenção, com o Dr. Harry Correa Filho.
Ao seguir as indicações do cardiologista, mesmo quem possui predisposição a desenvolvê-las diminui o risco de ter a saúde ser prejudicada por qualquer uma das patologias que podem prejudicar o coração.
Quais os exames do coração mais recomendados?
Na consulta cardiológica, o especialista pode solicitar a realização de exames de sangue laboratoriais e exames cardíacos específicos. Confira abaixo os exames mais solicitados e quando você pode realizá-los:
Exames de sangue
Os exames de sangue tem como propósito analisar o índice glicêmico, a coagulação sanguínea (plaquetas), a quantidade de glóbulos brancos e vermelhos, o colesterol, os triglicerídeos, a função renal, os eletrólitos e o ácido úrico.
São diversos os exames de sangue que podem ser solicitados de acordo com a necessidade observada pelo médico.
Eletrocardiograma
O eletrocardiograma (ou ECG) é feito para avaliar a existência de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio ou bloqueios do sistema de condução cardíaco. Geralmente, é um exame realizado como diagnóstico inicial do paciente, pois costuma apresentar a condição cardíaca do(a) paciente em repouso.
Teste Ergométrico Computadorizado
Às pessoas que planejam ou demonstram interesse em praticar uma atividade física, o cardiologista pode requerer a realização de um teste ergométrico computadorizado. Esse tipo de teste é importante para avaliar a capacidade física de um indivíduo e, também, ajuda a definir o exercício mais adequado para cada pessoa.
Os pacientes são submetidos a um esforço físico individual e programado, no qual é possível detectar isquemia miocárdica, reconhecer arritmias cardíacas e distúrbios hemodinâmicos pelo esforço. Ainda é possível realizar uma avaliação da capacidade cardiológica, funcional e a condição aeróbica de cada paciente, o que permite a prescrição da atividade física mais adequada.
Ecocardiograma Transtorácico com Doppler
Nos casos em que há desconfiança de alteração nas estruturas cardíacas, um exame cardíaco a ser realizado, geralmente, é o Ecocardiograma Transtorácico com Doppler.
Esse exame também é realizado quando existe a suspeita de que o(a) paciente possui insuficiência cardíaca, ou quando deseja-se investigar o motivo pelo qual pode haver dificuldade de respirar (dispneia) ou avaliar uma condição de sopro, que ocorre devido a uma deformidade no coração que também pode acometer as artérias.
Ainda dentro do Ecocardiograma existem outros quatro tipos do exame que podem ser solicitados de acordo com a necessidade do(a) paciente. São eles:
- Ecodopplercardiograma Fetal – para grávidas;
- Ecodopplercardiograma Transesofágico – que faz a avaliação a partir do esôfago;
- Ecodopplercardiograma com Estresse Farmacológico – avalia a reação do coração sob medicação e o
- Ecodopplercardiograma com Avaliação do Sincronismo Cardíaco – que avalia o ritmo cardíaco com um equipamento específico.
Ultrassonografia
A ultrassonografia, ou ecografia, é um procedimento médico de diagnóstico por imagem utilizado para avaliar diversas estruturas do corpo. As imagens são criadas, em tempo real, através da emissão/recepção de ondas sonoras por um dispositivo em contato, o transdutor, com a pele do paciente.
Associada à técnica do doppler, a ultrassonografia (também chamada de ecodoppler ou ainda ecocolordoppler) permite a avaliação do fluxo sanguíneo.
MAPA
Em pacientes que demonstram ter pressão alta, há dois exames cardíacos que podem ser solicitados. Um deles é o MAPA (Medida Ambulatorial da Pressão Arterial).
Neste exame, o(a) paciente tem a pressão arterial monitorada por 24h através de um dispositivo preso à sua cintura e ligado à braçadeira por um tubo plástico fino. A frequência de medição é definida previamente e o paciente deve retornar à consulta após as 24h com um relato, em forma de diário, das principais atividades realizadas naquele dia e os sintomas percebidos.
Holter de 24H
O Holter de 24 horas é um exame semelhante ao MAPA, mas neste caso o aparelho fica conectado a eletrodos no tórax do(a) paciente que monitoram o coração por 24h. A intenção do exame é identificar arritmias, palpitações e investigar o motivo de tonturas e desmaios.
Quando fazer os exames do coração?
Não é preciso fazer todos os exames do coração cada vez que uma consulta com um cardiologista está marcada. O importante é não deixar de realizá-los, mesmo que, em um primeiro momento, pareçam desnecessários.
É importante perceber que o melhor tratamento é sempre a prevenção e, muitas vezes, esses exames têm caráter preventivo. Mas sempre consulte seu cardiologista para saber a necessidade de realizá-los.
Só um profissional qualificado consegue avaliar a condição e a necessidade de tais exames. Cada paciente apresenta uma condição individual que deve ser analisada pelo cardiologista.
Na Unicardio, o agendamento desses exames e a consulta aos resultados podem ser feitos online. Conheça todos os exames cardíacos realizados pela Unicardio em Florianópolis e agende sua consulta com um de nossos especialistas pelo WhatsApp ou através de nosso site.