Quer ou precisa fazer um eletrocardiograma em Florianópolis, mas ainda tem dúvidas sobre esse exame? Deseja saber quando ele é indicado e como ele pode auxiliar no diagnóstico e controle de doenças cardiovasculares? Nós podemos ajudar você e responder todas essas questões.
Também chamado de ECG, esse procedimento é muito utilizado na cardiologia para analisar a saúde do coração, uma vez que mostra detalhes sobre o ritmo e a frequência cardíaca do paciente, o que pode ser feito em repouso, sob estresse ou de forma contínua, por 24 horas.
Normalmente, é recomendado como abordagem inicial, ou seja, quando há a suspeita de algum problema. Ao notar alguma anormalidade nos resultados, o cardiologista pode requisitar outros exames para complementá-los e permitir uma análise completa de função do coração. Continue lendo para saber mais sobre o eletrocardiograma em Florianópolis, como esse procedimento é realizado e quais são as patologias que ele pode auxiliar a diagnosticar.
O que é um eletrocardiograma?
Para compreender o que é um eletrocardiograma, é importante saber mais sobre o funcionamento do coração. Esse órgão faz, de forma repetida, dois movimentos: a sístole e a diástole. O primeiro consiste na contração dos músculos, quando o sangue saí, e o segundo no relaxamento, momento em que o coração se enche.
Esses movimentos são controlados por impulsos elétricos, que são gerados por células do próprio órgão e se propagam por todo o coração para que ele possa realizar o bombeamento para o corpo. Mas, nem sempre esse processo ocorre da forma que deveria.
Há a possibilidade das células que geram esses impulsos não funcionarem corretamente ou, ainda, haver problemas na propagação, o que faz com que a diástole e a sístole não ocorram corretamente. Como consequência, podem surgir algumas doenças que comprometem a qualidade de vida do paciente.
Dessa forma, o eletrocardiograma é um exame que possibilita a análise do ritmo e da frequência cardíaca, assim como dos impulsos elétricos do coração, possibilitando uma visão geral da condição do paciente.
Quando o eletrocardiograma é indicado?
O eletrocardiograma, por ser um exame que não causa nenhum mal para o paciente a longo prazo, é indicado para pacientes com propensão ao desenvolvimento de patologias cardiovasculares para possibilitar o diagnóstico precoce. Também é utilizado quando há a suspeita de algum problema por haver sintomas como:
-
tonturas;
-
dores no peito;
-
palpitações;
-
desmaios;
-
falta de ar e
-
batimentos cardíacos de forma irregular.
Pode, ainda, ser utilizado para acompanhar tratamentos, como procedimentos, cirurgias ou o uso de medicações para analisar se houve melhora no quadro. Por fim, também é indicado para calcular o risco cirúrgico, tanto em cirurgias cardíacas quanto em outros órgãos.
Quais são as doenças diagnosticadas pelo eletrocardiograma?
Existem muitas doenças que podem ser investigadas por esse exame, mas as mais comuns são:
-
infartos;
-
aumento de pressão ou volume no órgão;
-
isquemias e
-
sobrecargas.
Como é feito o eletrocardiograma?
Como já falado, existem diferentes tipos de eletrocardiograma. Cada um é realizado de forma diferente. Confira mais detalhes sobre cada um deles.
Eletrocardiograma em repouso
O eletrocardiograma em repouso dura, em média, cinco minutos. Após o paciente deitar em uma maca, o profissional coloca eletrodos no peito e aguarda os resultados. Vale ressaltar que homens que contam com muitos pelos nessa área tenham que se depilar anteriormente para que os eletrodos se conectem à pele. Para mulheres, aconselha-se o uso de top.
Eletrocardiograma de esforço
Esse exame também é chamado de teste ergométrico e é realizado enquanto o paciente faz uma atividade física, como bicicleta ergonômica ou esteira. Para isso, são colocados os eletrodos no peito e também há a medição constante da pressão, o que é feito por meio de um equipamento no braço ou no dedo do paciente.
Após a colocação de todos os equipamentos, o paciente começa a realizar o exercício com baixa intensidade e, com o passar o tempo, há a intensificação. Normalmente, dura cerca de 20 minutos, período em que, ou se atinge a exaustão, ou a frequência máxima prevista para a idade.
Como preparação prévia, recomenda-se:
-
depilação do peito, no caso dos homens;
-
uso de top para mulheres;
-
alimentação leve duas horas antes do procedimento e
-
não fumar.
Holter 24 horas
O Holter 24 horas faz o registro de toda atividade cardíaca por um dia completo. Para isso, são colocados eletrodos no peito e pode haver, também, a fixação do aparelho chamado holter. Há alguns modelos em que o equipamento é móvel e deve ser preso no braço ou em uma cinta. Após o tempo de realização do procedimento, há a necessidade de retornar para a clínica para remover os eletrodos.
Faça o seu eletrocardiograma em Florianópolis
Agora que você já sabe mais sobre esse exame, não deixe de agendar uma consulta individual para se certificar que você precisa realizar um eletrocardiograma em Florianópolis conosco. Somos uma clínica especializada em cardiologia que realiza consultas e exames no mesmo local.
E, se você já tiver a solicitação médica, basta agendar conosco o exame. Entre em contato para fazer o seu agendamento.