Praticar atividades físicas é uma forma excelente de cuidar da saúde de todo o corpo, inclusive do sistema cardiovascular. Por isso, sempre surge o questionamento de qual o melhor exercício para o coração. Saiba que não existe uma resposta única para essa pergunta, pois diversas atividades ajudam a deixar o órgão mais forte.
Apenas o fato de movimentar o corpo faz com que o músculo cardíaco trabalhe com mais eficiência e sem ter que realizar tanto esforço. A circulação sanguínea também melhora e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Todos esses fatores previnem o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, colesterol alto e hipertensão, além do acidente vascular cerebral (AVC), quando uma artéria do cérebro se rompe ou fica deformada.
Um exemplo da melhora na eficiência cardíaca, ao se praticar exercícios físicos, é a comparação do número de batimentos por minuto entre uma pessoa sedentária e uma ativa. Enquanto a primeira tem um ritmo cardíaco que varia de 80 a 100 batimentos por minuto, a segunda está entre 60 e 70 batimentos a cada minuto. Um estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Maastricht (Holanda) e da Carolina do Norte, em Chapel Hill (EUA), afirma que essa melhora na eficiência do músculo diminui pela metade o risco de doenças cardiovasculares.
Assim, fica claro que, para favorecer o sistema cardiovascular, as atividades precisam elevar a frequência cardíaca. Neste infográfico, abordaremos os esportes que fazem esse papel e que são considerados os melhores exercícios para o coração, o órgão vital para nós.
E se eu já sofrer com um problema cardíaco?
Com os devidos cuidados, os pacientes que já possuem alguma enfermidade que afeta o sistema cardiovascular também podem e devem praticar atividades físicas. Como mencionamos anteriormente, é preciso se consultar com o médico cardiologista e saber qual o melhor exercício para o coração nesse caso específico.
No entanto, é fato que movimentar o corpo também é benéfico nessas situações. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, mostrou que os exercícios aeróbicos ajudam na remoção de mitocôndrias disfuncionais (tipos de células) do tecido cardíaco. Isso melhora a circulação sanguínea e até contribui com a saúde de todo o corpo. Então, não existe desculpa para ficar parado!
Exercícios para o coração também beneficia outras partes do corpo
Já é bastante difundido que praticar atividades físicas é essencial para a saúde cardíaca, além de emagrecer e ganhar massa muscular. Todavia, diversos outros aspectos da nossa saúde também são beneficiados.
Então, quando você for escolher o melhor exercício para o coração, lembre-se dos vários outros pontos positivos, que irão te motivar a se movimentar. Vamos listar alguns deles.
Os seus ossos ficarão mais fortes
A hipertrofia dos músculos, ou seja, quando eles crescem no tamanho, contribui para que os ossos e articulações também se fortaleçam. Isso é fundamental para evitar a osteoporose, a doença que gera perda de massa óssea e aumenta os riscos de fraturas.
O cérebro também é beneficiado
Você já viu que as atividades físicas melhoram a circulação sanguínea e ajudam a evitar casos de AVC. No entanto, tem mais: o exercício físico contribui ainda para oxigenar o cérebro, o que melhora a capacidade cognitiva, a memória e a resolução de problemas.
O exercício para o coração também deixa a pele mais bonita
Os exercícios físicos devem entrar na lista de skincare. O que acontece é que a prática reduz os danos do estresse oxidativo na pele, gerado pelos radicais livres e que promove o envelhecimento precoce.
Maior bem-estar mental
Por fim, não podemos esquecer que, ao se movimentar, você também beneficia a sua saúde mental. Os exercícios liberam o hormônio endorfina, que é conhecido por promover a sensação de bem-estar. Assim, os incômodos do estresse, ansiedade e depressão são amenizados.
Precisa de ajuda para escolher o melhor exercício para o coração?
O médico cardiologista deve ser consultado ao escolher o melhor exercício para o coração, pois apresentará indicações de exercícios que se adequem às suas condições de saúde. Então, caso esteja com dúvidas e precise de auxílio, entre em contato com nossos especialistas.
Você também pode conferir mais dicas importantes de como cuidar bem da sua saúde em nossas redes sociais. Venha nos seguir no Instagram e no Facebook.