artigos unicardio

Os cuidados com a saúde do coração durante a menopausa

Costumamos associar os problemas cardiovasculares com pacientes homens. Porém, as mulheres também estão em risco e precisamos ficar ainda mais atentos à saúde do coração durante a menopausa.

O motivo está no fato de que o sistema cardiovascular fica prejudicado com o fim da vida fértil da mulher. Assim, obviamente, os cuidados devem ser redobrados e as consultas com o cardiologista e com o endocrinologista não podem ficar de fora!

Quer entender mais sobre o assunto? Confira este material que preparamos para explicar todos os detalhes.

Antes de tudo: o que é menopausa?

A menopausa marca o fim do período de fertilidade da mulher. Afinal, os óvulos que serão liberados durante a vida possuem uma quantidade limitada e um dia acabam. Geralmente, isso ocorre entre 45 e 50 anos.

Então, você deve saber que o sistema reprodutivo feminino é regulado por vários hormônios. Na menopausa, os níveis dessas substâncias caem abruptamente. Por isso, surgem os incômodos comuns:

  • ondas de calor;
  • pele mais seca;
  • perda de massa óssea;
  • cabelos quebradiços;
  • insônia;
  • irritabilidade e ansiedade;
  • ressecamento vaginal.

Em meio a tudo isso, o coração também é impactado, mas nem sempre lembrado entre os cuidados cotidianos.

Como é afetada a saúde do coração durante a menopausa?

Um dos hormônios que ficam em escassez com o fim da vida fértil é o estrogênio. Ele é o protagonista quando falamos em saúde do coração durante a menopausa.

Isso porque, além de aspectos reprodutivos, também tem a função de proteger as paredes dos vasos sanguíneos, promovendo uma dilatação adequada de veias e artérias, a fim de melhorar a circulação. É por isso que o estrogênio também é chamado de “protetor do coração”. Mas, infelizmente, um dia esse órgão tão importante fica sem seu aliado.

Os sinais de alerta

Além dos sintomas da menopausa que citamos anteriormente, as mulheres também precisam ficar de olho em alguns indícios de que a saúde cardiovascular precisa de mais cuidados. Por exemplo:

  1. elevação da pressão arterial;
  2. diagnóstico de diabetes;
  3. alterações nas taxas de colesterol.

Caso os exames de rotina apontem essas mudanças na saúde, temos que ligar o sinal de alerta. Afinal, as mulheres também sofrem com sequelas graves de distúrbios desse tipo, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

Nem sempre as dores nos peito aparecem. Na verdade, um mal-estar geral é o sinal mais comum, que pode levar ao atraso na procura de um atendimento de emergência.

A reposição hormonal

Quando o assunto é menopausa, logo vem à mente os tratamentos de reposição hormonal. Como o próprio nome diz, trata-se de repor no organismo os hormônios que caíram drasticamente, inclusive o estrogênio.

Dessa forma, além de aliviar os sintomas característicos dessa fase da vida, os medicamentos também contribuem com uma maior proteção da saúde cardíaca. Portanto, caso você esteja lidando com a menopausa, converse com o seu médico endocrinologista para saber se a reposição hormonal é indicada para as atuais condições do seu organismo.

Com o especialista em endocrinologia, você poderá investigar são os hormônios disfuncionais no seu corpo. Assim, iniciará o tratamento adequado, com o modo de reposição que se adeque à sua saúde (injetável, oral ou por adesivo) e as quantidades certas a serem repostas.

Leia também: 5 alimentos para reposição hormonal natural feminina

Outras formas de cuidar da saúde do coração durante a menopausa

Manter bons hábitos cotidianos também ajudam com os cuidados com a saúde do coração durante a menopausa. Para isso, basta:

  • praticar atividades físicas;
  • ter uma alimentação mais natural;
  • evitar alimentos gordurosos, açucarados e muito salgados;
  • manter-se no peso ideal;
  • dormir bem;
  • não fumar;
  • controlar o estresse.

Outro ponto importantíssimo é: manter o acompanhamento periódico com o médico cardiologista e com o endocrinologista, por meio de consultas e exames, pelo menos, uma vez ao ano. Aqui na Unicardio, temos uma equipe de especialistas preparada para cuidar de você, prevenindo problemas e tratando qualquer contratempo.

Quer saber mais sobre como cuidar da saúde?

Esperamos que este material tenha orientado sobre como cuidar da saúde do coração durante a menopausa e como viver essa fase com mais tranquilidade. No entanto, também nos preocupamos com o bem-estar em qualquer momento e, por isso, sempre publicamos conteúdos para ajudar quem nos segue.

Caso ainda não siga, convidamos você a conhecer as nossas redes sociais, Instagram e Facebook, para aprender ainda mais sobre como deixar o seu coração batendo saudavelmente!

Material escrito por:

Ana Paula Gomes Cunha

Endocrinologista e Metabologista

CRM/SC 10157 RQE 7075

  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/1996-2002)
  • Residência em Clínica Médica no Hospital Regional de São José – Dr. Homero de Miranda Gomes (HRSJ-HMG/2004-2005)
  • Residência em Endocrinologia e Metabologia no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC/2006-2007)
  • Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
  • Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), na qualidade de Secretária Executiva Adjunta (Gestão 2011-2012)
  • Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), na qualidade de tesoureira Adjunta (Gestão 2013-2014)
  • Membro da diretoria nacional da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), de novos lideranças ( 2015-2016)

Curtiu? entao compartilhe com alguem que precisa.

E-BOOKS

OUTROS ARTIGOS

Fique por dentro

Que tal se cadastrar na nossa newsletter e ficar por dentro de tudo que rola na Unicardio?
Você vai receber dicas de saúde, novidades sobre exames e conhecer melhor nossos serviços e equipe.