Quando o assunto é saúde cardíaca, sempre aparece na nossa mente um ataque repentino do coração. Todavia, esse problema ainda é rodeado de dúvidas e, por isso, decidimos criar esse guia com os principais mitos e verdades sobre o infarto.
Antes de tudo, entenda que o infarto é caracterizado pela interrupção do fluxo de sangue em uma artéria que leva o líquido para o coração. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, estima-se que de 300 a 400 mil brasileiros sofram desse problema anualmente.
São muitas pessoas, não é mesmo? Então, o melhor a se fazer é conhecer bastante sobre o assunto, inclusive mitos e verdades sobre o infarto. Assim, é possível pedir ajuda quando os sintomas aparecerem.
Afinal, a assistência médica rápida é fundamental para a proteção da vida do paciente. Portanto, continue a leitura para saber mais!
O que causa o infarto?
O infarto agudo do miocárdio, o nome técnico para o ataque cardíaco, é gerado pelo bloqueio de uma artéria com acúmulo de gordura. Assim, as causas geralmente envolvem uma alimentação pouco saudável, sedentarismo e tabagismo.
Além disso, doenças pré-existentes, como diabetes, hipertensão e obesidade também favorecem os riscos. Uma vida estressada e a depressão estão ainda na lista.
Mitos e verdades sobre o infarto
É hora de saber o que é mito e o que é verdade sobre esse problema grave que afeta o coração. Confira!
Apenas pessoas mais velhas sofrem infarto: mito
A população com mais idade, principalmente acima de 50 anos, estão mais suscetíveis a ter um infarto. No entanto, com a disseminação dos hábitos ruins de vida, como os que mencionamos acima, cada vez mais os jovens estão sofrendo ataques cardíacos e outras doenças.
Outro ponto importante sobre isso é que, nos idosos, o infarto costuma ser menos grave, pois o organismo tem tempo para criar vasos sanguíneos periféricos que continuam levando sangue ao coração (em menor quantidade), mesmo com uma artéria obstruída.
Nos jovens, isso não ocorre e o ataque cardíaco é, geralmente, mais grave. Portanto, todos precisam se cuidar!
Mulheres sofrem menos com o problema: depende
Até a menopausa, as mulheres possuem riscos menores de infartar. No entanto, quando chega esse marco da vida, com a redução dos hormônios reprodutivos, o sistema cardíaco fica mais desprotegido. Assim, o perigo de infarto aumenta.
O que as entidades médicas explicam é que, os riscos são mais elevados entre homens acima de 45 anos e mulheres acima de 55 (a idade em que elas já passaram pela menopausa).
Quem já sofreu um infarto não terá outro: mito
Pelo contrário, já ter tido um infarto é fator de risco para sofrer outro! Por isso, esses pacientes devem ter cuidados redobrados com a alimentação, uso dos medicamentos prescritos, controle da pressão arterial e prática de exercícios físicos.
O ataque cardíaco é mais comum de manhã: verdade
Entre mitos e verdades sobre o infarto, essa sim é uma verdade! Os batimentos cardíacos são mais acelerados e a pressão sanguínea mais forte pela manhã.
Isso sobrecarrega as artérias e pode levar ao infarto. Claro que esse fato não impede o problema de aparecer em outros horários do dia.
O infarto é sempre fatal: mito
Essa é uma boa notícia, pois o infarto nem sempre leva o paciente à morte. Mas, para isso, o atendimento médico rápido é fundamental.
Porém, infelizmente, o grau de gravidade irá depender do local de obstrução da artéria e de qual área do coração foi prejudicada pela falta de sangue. Então, todo cuidado é pouco.
Os sintomas vão além da dor no peito: verdade
A dor no peito, quando ela tem uma sensação de pressão e se espalha para braços e queixo, é um sintoma clássico do infarto. Todavia, outros sinais também podem aparecer:
- cansaço;
- náuseas;
- dor de estômago;
- palidez;
- suor frio;
- dores nas costas;
- coração acelerado;
- dificuldade para respirar.
Vale saber também que, principalmente nas mulheres, a dor no peito pode não aparecer e esses outros desconfortos predominam. Fique atento!
Mitos e verdades sobre o infarto: você tem alguma outra dúvida?
Você tem alguma outra dúvida sobre o infarto e quer descobrir se é mito ou verdade? Os médicos cardiologistas da Unicardio estão à disposição para responder! Você pode mandar uma mensagem pelo nosso site ou, e preferir, agendar uma consulta individualizada.
Também venha conhecer mais assuntos interessantes sobre os cuidados com a saúde nas nossas redes sociais. Estamos no Instagram, no Facebook e no TikTok. Siga-nos!