Elastografia hepática: o que é e como é feita?


Publicado em 18/01/2022 - Atualizado 18/03/2022

Elastografia hepática: o que é e como é feita?

A tecnologia ajuda a tornar procedimentos e exames mais eficientes, rápidos e indolores. Atualmente, a elastografia hepática é o mais moderno método para identificar danos no fígado. A sua aplicação é segura, eficaz e confortável para o paciente.

Considerado o maior órgão maciço do nosso corpo, o fígado chega a pesar um quilo e meio. Está localizado na cavidade abdominal e tem como proteção a estrutura das últimas costelas. Exerce funções importantes, como eliminação de toxinas do sangue, produção de proteínas, bile, colesterol, triglicerídeos e fatores de coagulação. Além de metabolizar a glicose, alguns medicamentos e armazenar vitaminas e sais minerais.

Como todo órgão, ele pode sofrer várias agressões. No entanto, tem uma grande capacidade de regeneração. Mas quando é exposto continuamente a elas, surgem as chamadas doenças hepáticas crônicas (DHC). Geralmente são silenciosas e podem trazer sérios danos ao órgão, como a cirrose.

Tanto o diagnóstico como o controle evolutivo dessas doenças podem ser realizados através de técnicas de imagens. Uma das mais inovadoras e eficazes é a elastografia hepática.

O que é o exame de elastografia hepática por ultrassom?

elastografia hepática  é um procedimento que utiliza o ultrassom para medir a elasticidade do fígado.

O exame é indolor, confortável e seguro para o paciente.

Seu resultado é altamente eficaz, o que contribui para um diagnóstico mais assertivo.

Para que serve?

Doenças hepáticas são silenciosas e mais comuns do que você pode imaginar. Algumas podem provocar fibrose/cirrose e aumentar a rigidez do órgão. Quando isto acontece, células são destruídas ou deixam de funcionar corretamente. Isso contribui para a formação de cicatrizes, fibroses e nódulos no fígado, comprometendo todo o seu funcionamento.

As causas mais comuns da cirrose são:

A elastografia hepática tem o objetivo de medir o grau de rigidez do fígado. O exame auxilia a equipe médica na avaliação do estadiamento das doenças do fígado, em especial a fibrose hepática. Sua realização pode acontecer tanto no diagnóstico inicial quanto no acompanhamento periódico da evolução de outras condições.

Esse ultrassom elimina em até 80% a necessidade de uma biópsia, procedimento invasivo que traz sempre desconforto para o paciente. O processo consiste na retirada de uma amostra de tecido do fígado, posteriormente encaminhado para avaliação em laboratório.

Como a elastografia hepática é feita?

A execução da elastografia hepática é muito semelhante a de um ultrassom comum.

Como é feito? 

  • é solicitado um jejum de no mínimo quatro horas antes do horário agendado;
  • Não é preciso suspender qualquer medicamento de uso contínuo, exceto se orientado pelo médico assistente;
  • Trazer exames anteriores (laboratoriais e de imagem) relacionados ao fígado.
  • o paciente fica deitado de barriga para cima e braço direito elevado acima da cabeça;

A partir disso, o médico radiologista utiliza o transdutor, um aparelho bem pequeno sobre o abdome, para captar as imagens do fígado através de ondas sonoras e em tempo real. Todo o procedimento gira em torno de 15 minutos. É totalmente indolor, sem a necessidade de anestesia e altamente eficaz no resultado.

Quando é indicada?

De forma geral, o ultrassom é indicado para todas as ocasiões em que exista a suspeita ou que o paciente já desenvolveu doenças do fígado.

A elastografia hepática é indicada quando há necessidade por parte da equipe médica de avaliar o grau de fibrose, ou seja, quantificar o nível de rigidez do órgão ou identificar outros problemas que o afetam.

Reforçamos que o exame é uma alternativa indolor, confortável, segura, rápida e assertiva. Elimina, na maioria das vezes, a necessidade de realização de uma biópsia. O procedimento pode ser feito para diagnóstico inicial ou para acompanhamento da evolução de diversas doenças do fígado.

Se você mora na capital catarinense ou na região da Grande Florianópolis e necessite realizar o seu ultrassom, para diagnóstico ou acompanhamento, conte conosco.

Temos a mais completa estrutura de exames e uma equipe de profissionais capacitados para oferecer um atendimento personalizado e humanizado.

Você pode agendar o melhor horário aqui mesmo no site!

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.


    Notice: Undefined variable: tag_arr in /home/storage/e/c7/86/clinicaunicardio/public_html/wp-content/themes/unicardio/inc/simple_template_functions.php on line 271