Hábitos saudáveis e simples de aplicar no dia a dia
Por: Paulo de Tarso Freitas - Endocrinologista - CRM/SC 7564 RQE 3776
Publicado em 09/03/2020

Manter hábitos saudáveis no dia a dia é fundamental para a prevenção de doenças cardiovasculares, além de proporcionar maior qualidade de vida. No entanto, se manter a saúde não está sendo algo tão simples, é importante consultar um endocrinologista para verificar o que está impedindo que o organismo funcione corretamente.
Além de normalizar as funções metabólicas do corpo, o endocrinologista também é um profissional muito importante na atuação sobre as doenças do coração, juntamente com o cardiologista. O Dr.Paulo Freitas (CRM/SC 7564 RQE 3776), endocrinologista da Unicardio explica o motivo, além de nos dar dicas valiosas para uma vida mais saudável.
Hábitos saudáveis simples para fazer parte da sua rotina
De acordo com Dr. Paulo, a obesidade é um fator associado à vários malefícios da saúde cardiovascular, como pressão alta, colesterol alto e diabetes. Por isso, para prevenir o sobrepeso e a consequente obesidade, é importante adquirir alguns hábitos importantes.
Primeiramente, é fundamental adotar uma reeducação alimentar, baseada em uma dieta com os seguintes itens:
- ingestão de pouca gordura saturada de origem animal;
- aumento do consumo de saladas e grelhados;
- consumo de alimentos com fibras, que aumentam a saciedade;
- diminuição de sucos e refrigerante;
- consumo moderado de açúcar.
Segundo o especialista, outro fator importante é a realização de atividades físicas regulares, pelo menos três vezes durante a semana, com treinos de uma hora por dia (60 minutos), totalizando 180 minutos semanais.
E se mesmo com essas medidas eu não conseguir manter o peso?
Caso a reeducação alimentar se faça presente, juntamente com os exercícios físicos, e ainda assim o paciente encontre dificuldades com o peso, é importante que um endocrinologista seja consultado. Nesse caso, pode ser receitado algum medicamento para auxiliar no emagrecimento. “Hoje dispomos de medicamentos considerados seguros para o coração, explica” . Após análise do perfil de cada paciente, será optado pela medicação mais indicada, de maneira individualizada.
Liraglutida
A liraglutida é um medicamento em forma de injeção aplicada na barriga, que aumenta o GLP-1, uma substância que promove a saciedade, onde o paciente come menos e sente-se satisfeito. Além disso, reduz o apetite e não interfere na pressão arterial, assim como não provoca efeitos colaterais a nível de sistema nervoso central, como irritabilidade, insônia e ansiedade.
Na dose de 03 mg pode promover a perda de até 15% do peso corporal inicial.
Esse medicamento também pode ser usado no tratamento para diabetes. “Outra vantagem é que além de não aumentar os riscos para o coração, é capaz de ajudar na saúde cardiológica”, completa.
Gostou do tema? Curta e compartilhe em suas redes e ajude outras pessoas a cuidar da saúde do coração. Leia também o nosso e-book “Guia do coração: cuidado e prevenção”. O download é gratuito.
Material escrito por: Paulo de Tarso Freitas
Endocrinologista - CRM/SC 7564 RQE 3776
O Dr. Paulo de Tarso é formado em medicina pela UFSC e especialista em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital Brigadeiro de São Paulo. O médico é Presidente da Câmara Técnica de Endocrinologia do CRM, também, desde 2013.