artigos unicardio

Com qual frequência preciso realizar check-up do coração?

Algo que é sempre muito falado, principalmente por nós, da Unicardio, é a importância do check-up do coração. Precisamos ficar de olho na saúde desse nosso órgão para que ele funcione bem e, consequentemente, tenhamos qualidade de vida.

Porém, quando é esse o assunto, também costuma surgir outras dúvidas: com qual frequência realizar uma consulta com o médico cardiologista? Quais são os exames prescritos por este especialista e que terei que realizar?

O mais recomendado é fazer visitas ao cardiologista uma vez ao ano e seguir as orientações dadas por ele. Mas, para ajudar você, também separamos algumas informações essenciais sobre como ter uma boa saúde cardíaca. Continue a leitura e confira!

Quando começar o check-up do coração?

Agora que você já sabe com qual frequência checar como está o seu coração, também é preciso verificar o momento de iniciar os cuidados. Para os homens, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda começar as consultas anuais a partir dos 45 anos de idade. Já para as mulheres, a idade é de 50 anos.

Todavia, em alguns casos especiais, o check-up deve ser feito em pessoas ainda mais jovens, como as que possuem histórico familiar de doenças cardíacas ou que já foram vítimas dessas enfermidades. Por exemplo, se os seus pais sofrem com insuficiência cardíaca, arritmia ou angina, você também deve procurar um cardiologista quanto antes para se consultar.

Outras condições que geram o sinal de alerta, como hipertensão, diabetes e obesidade, influenciam da mesma forma na necessidade de procurar o médico.

Você teve Covid-19?

Não podemos esquecer ainda que a covid-19 pode gerar sequelas cardiovasculares, como miocardite (uma inflamação do músculo do coração) e problemas na circulação sanguínea. Portanto, caso você tenha se infectado pela doença, procure o cardiologista para um check-up, não importando a sua idade e nem se você está com sintomas ou não.

Os sintomas de alerta

Você também precisa procurar um médico cardiologista quando perceber alguns sinais de alerta. São eles:

  1. dor no peito, que dá a sensação de pressão e que se alastra para os braços, ombros e mandíbula;
  2. batimentos cardíacos acelerados;
  3. tonturas e desmaios;
  4. náuseas e vômitos;
  5. tosse persistente;
  6. falta de ar;
  7. dificuldade para respirar durante o sono;
  8. perda de apetite;
  9. cansaço excessivo;
  10. suor frio;
  11. inchaço nas pernas;
  12. fraqueza muscular;
  13. palidez;
  14. dedos azulados.

Esses são somente indícios de que há algo errado com o coração, como uma dificuldade de bombear o sangue ou enfraquecimento do órgão. Tenha atenção!

Os exames do check-up do coração

Provavelmente, o cardiologista irá pedir que você faça determinados exames durante o seu check-up do coração. Os principais são:

  • eletrocardiograma: com eletrodos fixados no peito, é possível verificar como estão os batimentos cardíacos;
  • teste ergométrico: é conhecido popularmente como “teste da esteira”. Esse exame analisa como o coração funciona enquanto o paciente está fazendo esforço;
  • ecocardiograma e ultrassonografia: os dois procedimentos mostram como estão as estruturas do coração, por exemplo, os átrios e as válvulas. Dessa forma, conseguem diagnosticar diversos problemas, como sopro e deformidades nas artérias;
  • MAPA e holter 24h: nesses exames, o paciente fica com um equipamento fixado no corpo que analisa a pressão arterial por um dia inteiro. São recomendados para verificar se a pessoa é hipertensa;
  • os exames de sangue também são importantes, pois conseguem checar os níveis de glicose, coagulação sanguínea, colesterol e triglicerídeos, que impactam na saúde cardíaca.

Mantenha os cuidados diários

Mesmo que você cumpra com o check-up do coração adequadamente, não se esqueça de manter alguns cuidados diários. Esses hábitos são essenciais para a saúde cardíaca.

  • Tenha uma alimentação rica em frutas, legumes, grãos e carnes magras.
  • Evite o consumo de alimentos ultraprocessados, açucarados, salgados e gordurosos.
  • Não fume e consuma bebidas alcoólicas com moderação.
  • Não se automedique.
  • Controle o estresse.
  • Pratique atividades físicas.

O seu check-up do coração está em dia?

Depois de explicar sobre a importância de se cuidar, queremos saber: você está com seu check-up do coração em dia? Caso a resposta seja “não”, mude isso agora!

Acesse o nosso site e agende uma consulta com os nossos cardiologistas. Caso prefira, também pode entrar em contato pelo WhatsApp. Conte sempre com a Unicardio para cuidar bem de você e do seu coração!

Material escrito por:

Dr.-Rafael-Kuhnen

Rafael Kuhnen

Cardiologista

CRM/SC 6716 RQE 2959

  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1989-1995);
  • Residência em Clínica Médica no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) (1995-1997);
  • Residência Médica em Cardiologia no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC) (1997-1999);
  • Título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC-AMB);
  • Diretor Técnico da Clínica Unicardio (Biênios 2009-2011 e 2011-2013);
  • Membro do corpo clínico do Hospital SOS Cardio – Florianópolis-SC.

Curtiu? entao compartilhe com alguem que precisa.

E-BOOKS

OUTROS ARTIGOS

Fique por dentro

Que tal se cadastrar na nossa newsletter e ficar por dentro de tudo que rola na Unicardio?
Você vai receber dicas de saúde, novidades sobre exames e conhecer melhor nossos serviços e equipe.